Contribuição de faculdade para o envelhecimento saudável é tema de audiência pública


20/09/2005 18:23

Compartilhar:


A experiência da Faculdade da Maturidade, mantida pela Faculdade de Guarujá, e sua contribuição para o envelhecimento saudável. Este será o tema da audiência pública que a Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável realiza nesta quarta-feira, 21/9, às 14h, na Assembléia Legislativa. A palestra será feita pelo professor Walter Batista de Souza, um dos coordenadores do curso.

Esta será a 25ª audiência promovida pela Frente, que está completando quatro anos. "É um trabalho extremamente gratificante, que tem contribuído para definirmos novas ações em defesa da qualidade de vida da terceira idade", enfatiza a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), criadora e coordenadora da Frente Parlamentar, primeira iniciativa do gênero nos legislativos estaduais do País.

Maturidade

Criada em agosto de 1999, a Faculdade da Maturidade atende gratuitamente à população com idade superior a 45 anos, oferecendo curso de capacitação na área de turismo. Além das disciplinas específicas, também são ministradas "aulas" de caráter recreativo, visando a socialização e a qualidade de vida dos estudantes. As turmas são semestrais e atualmente há quatro classes em funcionamento.

Entre as disciplinas que integram o curso, estão Psicologia, Relações Públicas, Planejamento e Organização do Turismo, Marketing do Turismo, Direito e Cidadania, Informática, Arte e Folclore Caiçara, Inglês e Espanhol. Além dessas, também há atividades como jogos e dança de salão. Os alunos também realizam estágio supervisionado e ao final recebem um certificado de conclusão, com todo histórico de aproveitamento.

Em 2002, o trabalho de conclusão de curso de uma das turmas resultou na criação de uma página na Internet, com guias turísticos das cidades de Guarujá, Santos e São Vicente. No site, há informações sobre a história e aspectos geográficos dos três municípios, além de dicas de hospedagem, restaurantes, bares e passeios, além de telefones úteis.

Música

Além da palestra, a audiência também terá como atração a apresentação do coral do Centro do Professado Paulista (CPP), sob regência da maestrina Heloísa Junqueira. "Esta é uma marca de todos os nossos encontros. Juntamente com os debates, que contribuem para o fortalecimento da cidadania, nós procuramos garantir um momento de descontração por meio da música. Nessa hora, até quem não está participando do debate pára e aprecia o espetáculo", afirma a deputada Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp