Danielle Gaudin pinta com alegria e calibrada disposição de formas sua sinfonia de cores

Emanuel von Lauenstein Massarani
17/03/2003 16:30

Compartilhar:


A arte de Danielle Gaudin é agradavelmente eclética. Trata-se de uma pintora que medita seus temas antes de escolhê-los. Posteriormente, com traços seguros, os transfere para tela, dando a cada um a expressão genuína que possui na realidade.

O seu gosto se manifesta na fusão harmônica das cores, nas sombras mais eloqüentes. A sua pintura se destingue pela coerência de conteúdo, pela variedade técnica, pela calibrada disposição das formas e pelo consciencioso uso da cor.

Danielle Gaudin cria, e no esforço harmônico das suas concepções nascem suas obras: cada qual com uma história íntima. Cada composição sua é orquestrada sobre uma gama de modulações, pesquisadas e obtidas pela artista através de uma lógica interior ligada a uma extrema coerência.

O seu sentimento e a sua arte se integram, se completam, se fundem e se amalgamam. Sem dúvida, grande admiradora de Sônia e Robert Delaunay, a pintora busca a sinfonia das cores, que ela mantém tanto na escala de tons pastéis quanto nas cores fortes e quentes. Ao observar seus quadros não podemos deixar de notar a delicadeza dos sentimentos que guiaram o pincel da artista, empenhada com toda sua personalidade a transferir sobre as telas o próprio íntimo e a alegria que emana de uma visão harmônica generosamente apresentada pela natureza.

A obra "Diversão", elaborada em acrílico sobre tela e doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, revela lucidez e uma pureza refinada, dignas de quem pinta com "joie de vivre" sem a preocupação de inovar por inovar.

A Artista

Danielle Jacqueline Gaudin é natural da França, onde se formou em pedagogia e psicologia. Veio de férias para conhecer o Brasil na década de 60, tendo retornado em 1965, quando fixou residência definitiva.

Inicialmente autodidata, a partir de 1998, realizou curso de pintura óleo com o professor Sérgio Migliacci (1998); curso de desenho e pintura a óleo, com a professora Lúcia de Souza Dantas (1999); curso de pintura óleo, acrílico e técnica mista no Atelier "Rosa Bergamo" (2000); curso de composição, pintura e desenho; (2001) curso de pintura avançada e pintura livre I, (2002) todos na "Casa do Restaurador", com o professor Cirton Genaro.

Participou de diversas exposições coletivas e individuais, destacando-se: Associação Paulista de Medicina (APM); Centro Cultural da Marinha de São Paulo; Secretaria de Estado da Cultura (2002).

Danielle Gaudin recebeu a Medalha de Prata com a obra "Celebração a Primavera", no I Salão de Artes Plásticas da Secretaria da Cultura, e em 2002 foi incluída no Anuário Arte & Artista.

alesp