Wagner Lino organiza seminário para discutir as áreas contaminadas


27/06/2001 18:56

Compartilhar:


O gabinete do deputado estadual Wagner Lino (PT), promove nesta quinta-feira, 28/06, um seminário sobre o Gerenciamento de Áreas Contaminadas, com objetivo de identificar os dispositivos administrativos, legais e econômicos necessários ao gerenciamento de áreas contaminadas no Estado de São Paulo, de modo a prevenir os efeitos adversos à saúde da população e à qualidade ambiental decorrentes dos poluentes presentes nessas áreas.

O seminário, organizado e promovido pelo deputado Wagner Lino - membro da Comissão de Defesa do Meio Ambiente -, pelo Conselho de Representantes dos Funcionários da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CRF da Cetesb), Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) e Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente de São Paulo (Sintaema), terá início às 14 horas, no auditório Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa.

Os representantes do Greenpeace, da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), da Escola Politécnica da USP, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Paulo, da Promotoria de Justiça e da Associação Brasileira dos Advogados Ambientalistas serão os palestrantes.

Segundo o deputado Wagner Lino, os órgãos fiscalizadores não estão cumprindo plenamente sua função, o que impossibilita acompanhar as áreas contaminadas já detectadas. Para o deputado, é precária também a vistoria sobre as áreas com possibilidade de contaminação. "Empresas potencialmente poluidoras não têm o devido acompanhamento, deixando o meio ambiente à mercê dos cuidados das próprias empresas. No mês de maio deste ano, em Paranapiacaba, Santo André, um tanque corroído por ferrugem derramou óleo cru em uma área de preservação da Mata Atlântica. Além de ter contaminado o solo, existe a possibilidade de a nascente do rio Mogi ter sido atingida", disse Lino, que quer debater o gerenciamento das áreas contaminadas com vista ao aprimoramento da legislação ambiental no país.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Wagner Lino - 3886-6842/6853)

alesp