Projeto de Pedro Tobias dá nome de Padre Antônio Jorge Lima à escola do Bauru 2000


13/07/2001 15:28

Compartilhar:


O deputado Pedro Tobias (PSDB) apresentou, na Assembléia Legislativa, projeto de lei que dá o nome de Padre Antônio Jorge Lima à escola estadual do núcleo habitacional Nobugi Nagasawa (Bauru 2000), a ser inaugurada brevemente.

Tobias afirmou que, com essa proposta, presta uma homenagem ao religioso - morto em abril deste ano -, "que deixou vários exemplos edificantes para a comunidade".

A construção da nova unidade educacional, que vai desafogar a Escola Ada Cariane Avalone, no núcleo Mary Dota, também foi uma solicitação do deputado Pedro Tobias, e atenderá aos ensinos fundamental e médio. Com 1.500 metros quadrados de área construída, a escola terá 12 salas de aulas, quadra poliesportiva, sala de informática, laboratório e capacidade para cerca de 500 alunos por período.

O homenageado, padre Antônio Jorge Lima, nasceu no distrito de Batista Botelho, município de Óleo, em 28 de novembro de 1938. Após a conclusão do curso clássico em 1962, na cidade de Jaú, seguiu para Turim, na Itália, para cursar teologia, formando-se em 1967. De 1968 a 1977, trabalhou em diversas paróquias confiadas pelo Instituto dos Missionários da Consolata como vigário paroquial. Ainda em 1977 foi transferido para a comunidade de Campolide, em Portugal, onde se dedicou ao trabalho pastoral até o final de 1983.

Em 1984, padre Lima solicitou sua transferência para o Brasil e foi trabalhar em Roraima, onde teve uma brilhante experiência missionária e educacional junto aos povos indígenas e carentes. Nessa região, sem contar com prédios escolares apropriados, ajudou muitas pessoas analfabetas a integrar-se à sociedade. Em fevereiro de 1989 o padre Lima veio para Bauru, em cuja diocese foi recebido pelo bispo dom Cândido Padim, que o indicou administrador na paróquia de Santa Catarina de Alexandria, em Arealva. Ali, organizou vários trabalhos pastorais, principalmente voltados para a família. A preocupação com o aspecto social sempre esteve presente nas homilias do padre Lima, que incentivou os pequenos proprietários rurais a formar cooperativas.

Em março de 1977, transferido para a paróquia de Santa Luzia, teve sua ação pastoral voltada para as áreas da saúde e educação, atuando junto às crianças, às gestantes e aos idosos. O padre Lima também estimulou a preservação do meio ambiente na região leste de Bauru até poucos dias antes de sua morte, ocorrida em 16 de abril de 2001.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Pedro Tobias - 3886-6739/6761)

alesp