Obras viárias na Baixada Santista são prioridade


18/05/2007 18:11

Compartilhar:


Em reunião com o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, o deputado Luciano Batista conseguiu incluir entre as obras prioritárias do setor a construção dos viadutos sobre a Imigrantes, em São Vicente. Do seu ponto de vista é uma vitória, pois ainda que o assunto tenha sido muito discutido, ainda não se efetivara a construção.

O deputado ilustrou seu pedido dizendo que o ponto em questão constituía-se tanto num entrave à fluência do trânsito, como em oportunidade para roubo dos motoristas parados.

Em levantamento preliminar do diretor de investimentos da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), João Carlos Coelho Rocha, a construção dos viadutos foi estimada em cerca de R$ 150 milhões. A proposta é que, numa primeira etapa, seja construído um viaduto sobre a via Manoel de Abreu. Segundo o parlamentar, a região será favorecida com um único elevado, que abrangerá todas as vias e irá "beneficiar todos os paulistas residentes no local ou os que procuram o litoral para passeio e lazer".

Luciano Batista informou que aproveitou a oportunidade para solicitar, numa segunda etapa, a duplicação da ponte A Tribuna, no acesso entre litoral sul e área continental de São Vicente, obtendo do secretário o compromisso de priorizar a construção de viadutos no local. Também discutiu a situação da remoção do pedágio da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, no Humaitá, área continental de São Vicente; conseguiu a promessa de que a Artesp fará estudos para examinar a proposta, que interpreta como um fator impulsionador do desenvolvimento da região.

Segundo o parlamentar, também foi questionada solução para o problema de travessias e, na ocasião, o presidente do Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa), Thomaz de Aquino Nogueira Neto, solicitou um prazo de 120 dias para equacionar definitivamente os problemas do sistema. Ele destacou a existência de uma concorrência aberta para a obra, que prevê a unificação dos serviços de operação e manutenção, reivindicação já feita pelo deputado, e que ocorrerá na modalidade de pregão eletrônico, edital já retirado por 11 empresas.

lbatista@al.sp.gov.br

alesp