Emendas à LDO contemplam parkinsonianos


21/06/2002 18:05

Compartilhar:


Convênio com Apae''s para atendimento a alunos com necessidades especiais também foi alvo de emenda

DA ASSESSORIA

A produção e a distribuição de medicamentos específicos e, também, o atendimento aos portadores do Mal de Parkinson pelo Sistema Único de Saúde, são as reivindicações apresentadas ao governo do Estado pelo deputado Hamilton Pereira (PT) através de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias.

No ano passado, o deputado apresentou emenda similar atendendo a solicitação do fundador da Associação Beneficente Supremo Dom, em Sorocaba, Kleber Rodrigues.

O deputado quer garantir o atendimento à totalidade da demanda dos portadores do Mal de Parkinson nos ambulatórios e hospitais do SUS. Segundo a Associação Brasil Parkinson, há estimativa de existirem cerca de 40 mil portadores da enfermidade no Estado de São Paulo, sendo que, somente em Sorocaba, há 200 portadores. "É preciso que hospitais e ambulatórios do SUS estejam equipados de forma adequada para atender a demanda do Estado", afirma Hamilton.

Outra reivindicação do deputado é a inclusão dos medicamentos utilizados no tratamento do Mal de Parkinson no Programa "Dose Certa", além da produção e distribuição gratuita de medicamentos que contenham a levodopa. "Esse princípio ativo está presente na fórmula dos dois medicamentos mais receitados para o tratamento do Mal de Parkinson", disse Hamilton.

Hamilton Pereira também é autor do projeto de lei 827/2001, que define diretrizes para uma política de atenção integral aos portadores da doença de Parkinson no âmbito do SUS.

Convênio com Apae´s

Outra emenda apresentada pelo deputado cobra a realização de convênio com as Apae´s - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - para atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais.

As Apae''s existem em praticamente todas as cidades do Estado de São Paulo, onde têm prestado serviços relevantes à população. Apesar de contarem em grande parte com o trabalho de voluntários, essas Associações possuem profissionais especializados em seus quadros. Segundo Hamilton Pereira, "as Apae''s só não contribuem mais para com a sociedade devido à falta de recursos financeiros".

Essas entidades contam ainda com doações de todos os tipos, desde material didático até dinheiro. O trabalho das Apae''s também trata da informação da comunidade sobre a problemática das pessoas portadoras de deficiências, além da prevenção, para identificação e intervenção precoce nas deficiências.

alesp