Movimentos pro-moradia popular questionam critérios de distribuição de unidades habitacionais


12/06/2002 18:15

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Nesta quinta-feira, 13/6, às 14h30, o diretor regional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), João Plínio Paes de Barros Júnior, recebe a deputada estadual Mariângela Duarte (PT) na sede de Santos. A parlamentar estará acompanhada da vereadora Cassandra Maroni Nunes (PT) e das lideranças dos movimentos populares por moradias de Santos, São Vicente e Praia Grande, que reivindicam maior participação na definição dos critérios de distribuição das moradias e informações sobre as pendências, algumas já de longos anos.

A convite da vereadora Márcia Rosa (PT), nesta quarta-feira, 12/6, a deputada e o diretor regional da CDHU participaram de reunião sobre a situação dos moradores do Morro do Pica-Pau, onde 720 apartamentos em fase de construção e acabamento estão destinados a abrigar 524 famílias que serão removidas de uma área de risco, também conhecida como Pica-Pau, situada às margens da Rodovia Pedro Taques.

Segundo os moradores, as atuais residências do Pica-Pau são precárias e há vários imóveis que funcionam como estabelecimentos comerciais. Muitos moradores aceitam a remoção, outros preferem a indenização, enquanto os comerciantes, que dependem de seus imóveis para sobreviver, queixam-se que o novo conjunto habitacional não tem local apropriado para o comércio.

Outro questionamento levantado é que, apesar de cadastrar e convidar famílias para apresentar a documentação necessária à remoção, a CDHU não está informando devidamente os moradores sobre os critérios que tem adotado.

alesp