Projeto de lei cria Delegacia Anti-Racismo


18/04/2005 16:02

Compartilhar:


O deputado Nivaldo Santana apresentou à Assembléia Legislativa de São Paulo o Projeto de Lei 107/05, que determina a criação de uma delegacia especializada em combater, apurar e prevenir crimes raciais.

Para o deputado, a discriminação racial no futebol, cujo exemplo mais recente foi a ofensa ao o jogador Grafite, que resultou na prisão do atleta argentino Dasabato, é um grave retrocesso. Segundo ele, esse tipo de atitude "precisa ser erradicado para que a violência que atinge o esporte não fuja do controle e degrade uma área na qual o Brasil é um exemplo incomparável no mundo todo, principalmente neste ano, em que o presidente Lula decretou como sendo o Ano Nacional de Promoção da Igualdade Racial".

De acordo com o projeto, a Delegacia Anti-Racismo (DIAR) terá como propósito dar assistência adequada a casos como o do atacante Grafite, além promover atividades educativas, no sentido de conscientizar a população sobre seus direitos, deveres e liberdades fundamentais.

Problemas de racismo no esporte têm se propagado a partir da Europa, manifestados por grupos reacionários que não apresentam sincronia com a prática desportiva. O esporte, antes mesmo de ser um campo de disputas e títulos, é, por sua natureza, um espaço para confraternização e solidariedade entre pessoas e povos, independentemente de suas origens.

gabinete@nivaldosantana.com.br

alesp