Projeto transforma Cubatão em estância turística


05/10/2007 11:09

Compartilhar:


O deputado Luciano Batista (PSB) apresentou o Projeto de Lei 873/2007, que transforma Cubatão em estância turística. O principal benefício da proposta é incluir o município entre os 67 do Estado que recebem recursos do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

O Dade visa incrementar a atividade turística nos municípios considerados estâncias por meio de repasses de verbas, com a finalidade de desenvolver programas de urbanização, melhoria e preservação ambiental e melhoria de qualidade de vida da população.

A cidade é a única da Região Metropolitana da Baixada Santista que não é considerada estância. "Cubatão ficou conhecida pelo Parque Industrial, mas guarda muitas atrações históricas e turísticas, como a Calçada do Lorena, o Pouso de Paranapiacaba e o Rancho da Maioridade", lembrou o deputado, citando o Caminho do Mar, estrada que atravessa um trecho da Mata Atlântica ainda intocado.

Atualmente, Cubatão controla 92% de suas fontes poluidoras e, em 1992, recebeu da Organização das Nações Unidas o título de "Cidade Símbolo da Recuperação Ambiental". Outro ícone da recuperação foi a volta do guará vermelho, ave que havia deixado cidade e que volta, com estimativa de cerca de 600 exemplares.

Fundada há mais de 470 anos, Cubatão tem história que remonta à época da colonização portuguesa. Formada por uma vasta planície sedimentar, a região é caracterizada pela grande presença dos manguezais e pela proximidade com as escarpas da serra do Mar. Com área de 148 quilômetros quadrados, Cubatão possui população de 108 mil habitantes e fica a apenas 57 quilômetros da capital.

"Com tantos recursos históricos e naturais, é uma injustiça que Cubatão seja a única cidade da região a não contar com o apoio do Estado por meio do Dade para o desenvolvimento turístico", concluiu Luciano Batista.

lbatista@al.sp.gov.br

alesp