Proposta a criação de universidade pública do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte

A sede da universidade será em Pindamonhangaba
06/06/2002 17:05

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Salvador Khuriyeh (PSB) enviou projeto de lei à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo que estabelece a criação da Universidade Estadual do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. De acordo com o projeto, a sede da universidade pública do Vale será em Pindamonhangaba e terá incorporados os campus da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) localizados em São José dos Campos e Guaratinguetá à sua administração, bem como a Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil).

De acordo com o deputado estadual Salvador Khuriyeh, "é sabido que a região que compreende o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira é polo sócio-econômico-cultural de elevada importância não só para o Estado de São Paulo como para o país. A demanda por mão-de-obra qualificada na região é crescente e notadamente ressente-se da falta de uma ampla absorção de estudantes, algo que só pode ser estruturado eficientemente com a implantação de uma universidade pública no Vale do Paraíba".

A instituição de uma universidade pública na região possibilitará o ingresso de milhares de jovens hoje relegados a escolher universidades privadas, algo nem sempre possível devido ao encarecimento das mensalidades e das taxas adjuntas cobradas pelas mesmas. Tendo em vista a carência financeira de grande parte da população, o aluno, mesmo mostrando-se preparado para ingressar no ensino superior, vê-se tolhido em seu intento por questões de ordem econômica.

A apresentação do projeto de lei para a construção de uma universidade pública no Vale do Paraíba, segundo seu autor, visa corrigir distorções, como a do aluno que possui maior poder aquisitivo e, por esse motivo, tem acesso facilitado ao ensino superior. Corrige-se também a injustiça contra o aluno que, mesmo carente economicamente, ingressa na faculdade e tem quase a totalidade de seus vencimentos drenados para custear seu curso, privando-o de suprir as demais necessidades de seu cotidiano.

A região do Vale do Paraíba é geográfica e economicamente excepcional para o investimento em educação, pois está localizada no eixo Rio-São Paulo e é trespassada pela mais importante rodovia do país - a Presidente Dutra -, além de ser importante centro turístico, com diversas estâncias balneárias e climáticas. "O Estado tem o dever de zelar pela educação e, por conseqüência, de seus jovens, pois somente uma população maciçamente escolarizada pode pretender almejar melhor posição entre as nações mais desenvolvidas do planeta", finaliza Khuriyeh.

alesp