Terapia em grupo para mulheres portadoras de câncer de mama


18/12/2008 20:15

Compartilhar:


Em recente estudo realizado e divulgado pela Ohio State University, constatou-se que a terapia psicológica em grupo ajuda mulheres portadoras de câncer de mama não somente a lidarem melhor com a doença, como também a viverem mais. Ao tomar conhecimento dessa pesquisa e visando dar maior proteção à saúde das mulheres portadoras do câncer de mama, o deputado Fernando Capez (PSDB) apresentou, na Assembléia Legislativa, o Projeto de Lei 807/2008, autorizando o Poder Executivo a conceder a terapia de grupo nas unidades de saúde do Estado de São Paulo.

Na justificativa, Capez afirma: "A terapia em grupo para mulheres que têm ou tiveram câncer de mama se faz necessária, pois, além de estarem doentes, na maioria dos casos, essas pessoas sofrem com a mastectomia, que, evidentemente, afeta a vaidade e seu psicológico". A propositura também autoriza o Poder Executivo a realizar convênios com entidades sem fins lucrativos que tenham por finalidade atender pessoas com câncer.

A pesquisa da Ohio State University relatou que, das 227 mulheres com câncer que se submeteram ao estudo, aproximadamente metade participou de terapia em grupo. Após 11 anos, as que fizeram terapia tiveram 56% menos chance de morrer com a doença, apresentando, ainda, 45% menos reincidência.



fcapez@al.sp.gov.br

alesp