Projeto de lei prevê Circuito Turístico Religioso da Baixada Santista


06/08/2009 11:45

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/PAULOALEXCIRCUITO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Incentivos fiscais poderão impulsionar a criação do Circuito Turístico Religioso da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS). Essa proposta é uma das medidas previstas no projeto de lei do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Para o parlamentar, essa concessão de benefícios tem por objetivo atrair empresas e prestadores de serviços para o fomento de atividades turísticas.

O projeto será apresentado na próxima semana na Assembleia Legislativa com apoio de segmentos religiosos da região. Na última quinta-feira, 30/7, Fernando Gregório, arquiteto da Diocese de Santos, esteve no escritório político do deputado para propor a implantação de um roteiro de visitas a igrejas do Litoral Paulista.

Gregório também sugeriu a elaboração de um mapa turístico com os principais templos e santuários existentes na RMBS. No material, a ser produzido em formato de folder, constará um calendário dos festejos religiosos da Baixada, como a Festa de São Pedro, o Pescador.

"O circuito vai ajudar a divulgar um patrimônio histórico e cultural de rara beleza. Temos verdadeiras obras de arte em nossas igrejas que até os moradores da região desconhecem", disse o arquiteto, responsável pelo levantamento de informações para a confecção do mapa. O trabalho contará com o apoio do historiador Waldir Rueda.

Com 15 artigos, o projeto do deputado prevê a oferta de cursos para a formação e qualificação profissional e empresarial. Programas, estudos e empreendimentos direcionados ao turismo religioso poderão dispor de linhas de crédito do governo do Estado.

"A criação do circuito visa o fortalecimento de um segmento que mais cresce no país e no mundo. De acordo com levantamento da Empresa Brasileira de Turismo, são realizados mais de 15 milhões de deslocamentos no Brasil, por ano, nesse tipo de turismo. A Baixada, com o seu vasto patrimônio religioso, tem um grande potencial para ser explorado na atividade turística", ressalta Paulo Alexandre.

Especialistas afirmam que o índice de viagens de natureza religiosa é bem maior que os apresentados nas estatísticas oficiais. Muitos dos que realizam esse tipo de deslocamento não se consideram "turistas". A alegação é de que o termo conflita com as razões que motivaram a viagem.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp