Da Tribuna


01/03/2010 18:34

Compartilhar:


Contra e a favor

Em encontro com antigos comandantes da Polícia Militar, Olimpio Gomes (PDT) disse ter recebido manifestações de repúdio contra a PEC 1/2010, do Executivo, que visa alterar o nome da corporação para Força Pública. "Essa proposta ofende as demais polícias militares do país, tem cheiro de manobra sórdida para acabar com a aposentadoria especial da PM e não trará qualquer melhoria para a tropa", disse Gomes. Por outro lado, continuou o deputado, os policiais brasileiros aguardam com ansiedade a provável votação na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 2/3, da PEC 300, que estabelece piso salarial nacional para a categoria. (MF)



Exemplos do terceiro setor

"Há iniciativas que mostram de forma cabal como o terceiro setor pode colaborar com a sociedade", disse Milton Flávio (PSDB), ao citar o trabalho da ONG Vidas, do Colégio Bandeirantes, que procura proporcionar a crianças com deficiência física o acesso a atividades esportivas, e da Fundação Dorina Nowill, que tem atuação na inclusão dos deficientes visuais, com um trabalho importante de transcrição de livros e revistas para o método Braille ou para áudio. O deputado elogiou a iniciativa do governo estadual de instituir o Selo Paulista da Diversidade para diferenciar empresas que se preocupam com a inclusão. (MF)



Orégano

Edson Ferrarini (PTB) parabenizou a proibição "da inútil Marcha da Maconha, apesar de terem mudado o nome, para disfarçar, para Marcha do Orégano, e cuja intenção era fazer apologia de crime". O deputado acha que a solução para o problema é a prevenção, pois "uma vez que se entra no mundo da droga, não se sai mais", e informou que fará um movimento para unir as famílias contra as drogas. Ferrarini destacou também a expectativa pela aprovação da PEC 300 que, ao criar o piso salarial mínimo das polícias igual ao salário pago para os policias do Distrito Federal, deverá acabar com a grande diferenciação existente. (MF)



Valorização do trabalho policial

Conte Lopes (PTB) manifestou sua expectativa com a possível votação da PEC 300. De acordo com o deputado, "felizmente o governo federal paga bem seus funcionários, diferentemente do governo estadual". Lopes destacou que a Polícia Militar no Estado de São Paulo tem feito muito bem o seu trabalho e salientou que muitos policiais estão mudando de carreira por conta da questão financeira: "Espero que a PEC seja aprovada", disse. (TB)



Falência das políticas educacionais

Para Carlos Giannazi (PSOL), a educação em São Paulo está à deriva, pois não existe uma política afirmativa na área. Ele também ressaltou o resultado do Saresp, que avalia o nível da rede estadual. Segundo o deputado, o exame comprova a defasagem dos alunos, caracterizando a falência das políticas educacionais adotadas pelo governo estadual do PSDB. Giannazi também criticou a descontinuidade administrativa no Estado, para ele caracterizada pela sucessiva nomeação de três secretários da Educação no período de três anos. (TB)

alesp