Em defesa da lei das 40 horas de jornada semanal


19/10/2011 14:38

Compartilhar:


Usando a tribuna da Assembleia Legislativa, no dia 18/10, Rafael Silva (PDT) enalteceu a luta do deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT/SP), presidente da Força Sindical e do PDT, em favor da diminuição da jornada de trabalho para 40 horas semanais. O parlamentar falou da época em que os trabalhadores da Europa, inclusive crianças, tinham jornada diária de 14 a 16 horas, recebendo salários miseráveis.

O deputado citou ainda "a insatisfação de muitos empresários da época do Império, que não aceitavam a liberdade dos escravos". Segundo ele, a princesa Isabel foi ameaçada. "Afirmavam, os proprietários de escravos, que ela perderia o trono se assinasse a Lei Áurea. Respondendo, ela afirmou: mil tronos eu tivesse, mil tronos eu daria em favor da liberdade desses nossos irmãos".

"Convém destacar que os interessados na escravidão garantiam que o Brasil perderia, como também perderiam os produtores e os próprios trabalhadores. Apesar de toda a pressão, aconteceu o fim do sofrimento dos negros que eram escravizados", afirmou o deputado. "Muitas conquistas já aconteceram. Algumas começaram no governo Vargas. Agora, apesar de contrariar a vontade de empresários insensíveis, temos certeza de que a luta de Paulinho da Força será vitoriosa. Podemos acreditar que os trabalhadores serão favorecidos e muitas vagas de trabalho serão criadas". (pm)



rsilva@al.sp.gov.br

alesp