Da Tribuna


21/09/2011 17:23

Compartilhar:


Primeira mulher



Donisete Braga (PT) comemorou o fato de a presidente Dilma Rousseff ter sido a primeira mulher a discursar na abertura da Assembleia Geral da ONU, que ocorreu nesta quarta-feira, 21/9. "Nosso partido iniciou processo que estabelece a participação das mulheres nas direções e em cargos eletivos. Essa é uma importante ação de valorização da mulher brasileira", destacou. Braga ainda cumprimentou os alunos da Escola de Líderes, no município de Limeira, que visitavam a Casa. "Que todos os jovens tenham acesso a uma universidade de qualidade", concluiu. (DK)



Meio ambiente



"Há 30 anos, formalizou-se a data de hoje, 21/9, como o Dia da Árvore", lembrou José Candido (PT), que ainda apelou em favor do meio ambiente. Recordando também que nesta quinta-feira, 22/9, é o Dia Mundial da Água e é comemorado o aniversário do rio Tietê, Candido comunicou que haverá um passeio ciclístico pela várzea do rio. Segundo ele, o evento acontece neste domingo, 25/9, às 9h, com saída de Suzano. "O passeio se propõe a ser uma aula de meio ambiente ao ar livre", garantiu. (DK)



Revisão salarial



"Foram 157 emendas e três substitutivas. Não pode haver um simples descarte", comentou Olimpio Gomes (PDT), que está na expectativa quanto à resposta do líder de Governo, Samuel Moreira, sobre quais emendas aos PLCs 47/11, 48/11, 49/11, 50/11 e 51/11, que tratam da revisão de salários e carreiras dos policiais civis e militares, foram acolhidas. O deputado ainda afirmou que "não adianta o governo vir com meia conversa. Se for necessário, teremos o desencadeamento de paralisações da categoria com tempo indefinido". (DK)



Greve dos bancários



Luiz Marcolino (PT) declarou que não acredita num Estado pujante sem que haja um sistema financeiro forte. "Isso só é possível com trabalhadores qualificados e bem remunerados", afirmou. Marcolino apresentou alguns dados referentes à soma do lucro dos bancos nos primeiros semestres de 2010 e de 2011. Segundo ele, essa soma teve variação de 20% de um ano para o outro, o que torna viável revisão salarial para a categoria dos bancários. "Se os bancários fizerem greve, é responsabilidade do sistema financeiro", criticou. (DK)



Bom para São Paulo



Segundo a presidente Dilma Roussef, "o que é bom para São Paulo é bom para o Brasil". A frase dita em evento no Palácio dos Bandeirantes, em 13/9, segundo o deputado Roberto Engler (PSDB) é uma demonstração clara do fim do egoísmo e do nascimento de um pensamento direcionado ao bem público, para o qual, afirmou Engler, "o povo nos elege". Parabenizou a presidente Dilma e o governador Alckmin pelos esforços conjuntos para unificação dos programas de desenvolvimento. (mz)



Omissão



"Saúde é considerada mercadoria pelos convênios, diante de um poder público omisso", asseverou Carlos Giannazi (PSOL), ao comentar o movimento dos médicos que paralisaram, no país, o atendimento prestado pelos planos de saúde, que o deputado prefere chamar de "mercadores da saúde". Segundo o deputado, os planos exploram médicos e usuários. Outro movimento, legítimo para Giannazi, é o dos trabalhadores dos correios, que lutam pelo cumprimento do acordo pela superação do déficit de funcionários e contra a privatização. (mz)



Lei redundante



Jooji Hato (PMDB) entende que a nova lei aprovada pela Assembleia contra a venda de álcool a menores é uma redundância, pois, segundo ele, já existe legislação pertinente. Entretanto, segundo Hato, se não houver investimento em educação e saúde, controle das drogas lícitas ou não, os resultados não serão bons. "A corrupção e a violência corroem as verbas do Orçamento", afirmou. (mz)



Paralisação dos médicos



A greve dos médicos cadastrados em planos de saúde, na opinião de Luiz Carlos Gondim (PPS), é legítima e tem sua aprovação. Os valores pagos aos médicos são irrisórios, o que os obriga a manter até quatro empregos para chegar a um salário de R$ 1.500 no final do mês. De acordo com Gondin, essa situação precisa acabar. (mz)



Presídios



Welson Gasparini (PSDB) comunicou ter reivindicado ao governador, nesta quarta-feira, 21/9, que a região de Ribeirão Preto não receba novos presídios, haja vista o número destes que a região já abriga. Para o deputado "cada região que fique com os seus bandidos, não é justo outras regiões ficarem com superpopulação de presos de outros locais". (mz)



Drogas



Donisete Braga (PT) comentou resultado de pesquisa realizada em municípios do Estado, que apontam o álcool como a droga mais usada pela população, seguida do crack. O deputado considera fundamental uma ação conjunta das esferas municipais, estadual e federal para a diminuição do consumo de drogas nessas regiões. Falou sobre a Frente Parlamentar de Combate ao Crack e pediu o apoio de todos os parlamentares da Casa para a iniciativa. Nas estatísticas exibidas pelo deputado, a cocaína ficou com o terceiro lugar e a maconha com o quarto. (DV)



Sistema carcerário



Welson Gasparini (PSDB) comentou a proposta de instalação de um Centro de Progressão Penitenciária (CPP) em Jardinópolis, cidade próxima a Ribeirão Preto. O deputado reclamou da superlotação de presídios na região e defendeu a elaboração de estudos quanto à questão da localização de novos presídios. Para Gasparini, os presídios têm que ser implantados em diferentes municípios, de forma que cada presidiário seja retido em sua cidade. "Cada região tem que receber seu detento. Temos que parar com essa fábrica de bandidos e organizar um planejamento integrado para a recuperação dos presos", declarou. (DV)



Saúde



Marcos Martins (PT) leu carta da Conferência de Saúde, realizada em Serra Negra, que defende um maior financiamento para a saúde, a valorização dos profissionais da área e a luta por um SUS 100% público, entre outras reivindicações. De acordo com o deputado, a carta também expõe a falta de uma política singular do sistema público de saúde por região e critica o atendimento pelo SUS de pacientes de convênios privados. Martins acusa o Estado de omitir-se perante seu dever de garantir saúde à população. (DV)



Pessoas desaparecidas



"Muitas pessoas desaparecem em São Paulo, deixando as famílias ficarem desesperadas", alertou Hamilton Pereira (PT). O deputado falou sobre seu Projeto de Lei 463/11, que dispõe sobre as diretrizes para a política estadual de busca a pessoas desaparecidas e cria o banco de dados para cadastro de desaparecidos no Estado. O parlamentar exibiu matéria do jornal "Bom dia Brasil", sobre problemas no Cadastro Nacional de Crianças Desaparecidas (CNPD), e informou que disponibiliza em seu site um abaixo-assinado, com o objetivo de colocar em prática uma política pública de busca a pessoas desaparecidas. O deputado também parabenizou a presidente Dilma Rousseff pelo discurso, nesta quarta-feira 21/9, na Assembleia Geral da ONU. (DA)



Brincadeira de criança



"Nós temos o direito e a obrigação de ajudar quem precisa", afirmou Rita Passos (PV), que comentou o lançamento da Campanha Dia da Criança 2011: "O brinquedo faz a criança feliz!", de iniciativa da subcomissão das questões sociais. A campanha visa arrecadar brinquedos a serem distribuídos a crianças carentes. Caixas para a arrecadação foram distribuídas pela Assembleia, onde ficarão até 30/9. A deputada ressaltou a importância dos brinquedos para o desenvolvimento infantil: "é brincando que a criança experimenta, descobre e desperta a curiosidade". A parlamentar pediu que todos contribuam com a campanha, inclusive empresas, lojas e fábricas. (DA)

alesp