Deputado reivindica a profissionalização dos Agentes Do Meio Ambiente


29/04/2008 11:13

Compartilhar:


O deputado José Bittencourt (PDT) vai solicitar ao Congresso Nacional, através de moção, que profissionalize o trabalho dos agentes do meio ambiente. A idéia surgiu logo após a aprovação de lei de sua autoria, que intitulou as pessoas que sobrevivem da coleta de resíduos sólidos recicláveis como "agentes do meio ambiente", que ainda foram homenageados com data comemorativa no calendário do Estado de São Paulo, que é o dia 5 de junho.

O deputado está levantando dados estatísticos sobre o número de cooperativas, associações e sindicatos do ramo de reciclagem que possam colaborar com o desenvolvimento desses profissionais, para que tenham seus direitos garantidos por lei.

Bittencourt informou que já existe um sindicato voltado para a sucata ferrosa, o Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não Ferrosa do Estado de São Paulo (Sindinesfa), criado com o objetivo de colaborar com os poderes públicos e as demais associações no sentido da solidariedade e de subordinação aos interesses nacionais. "Todas as iniciativas dessas organizações são muito bem-vindas num país que é o campeão mundial da reciclagem de alumínio e papelão, mas ainda descarta quase todo o resto do lixo orgânico em depósitos clandestinos espalhados pelas cidades", ressaltou.

jbittencourt@al.sp.gov.br

alesp