Obras da hidrelétrica de Ourinhos começam em setembro

Serão gerados 680 empregos, afirma a construtora
21/08/2001 14:28

Compartilhar:


Está previsto para o dia 1.º de setembro o início da construção da Usina Hidrelétrica de Ourinhos. A informação foi oficializada em reunião ocorrida na semana passada, em São Paulo, entre o deputado Claury Alves da Silva (PTB), o prefeito Claudemir Alves da Silva (PTB) e o diretor comercial da Construtora Gomes Lourenço Ltda., o engenheiro Carlos Salgueiro Lourenço. Com atraso previsto de 8 meses, o cronograma da obra estabelece que em dezembro de 2002 será instalada a primeira das três turbinas previstas no projeto. O lago do reservatório que se formará nas águas do rio Paranapanema abrangerá os municípios de Ourinhos, Chavantes, Canitar, Ribeirão Claro e Jacarezinho.

O início das obras garante uma boa notícia. Segundo o deputado Claury e o prefeito Claudemir, a construtora vai gerar 380 empregos diretos e 300 indiretos. A Gomes Lourenço é uma das duas corporações que formam a empresa Ourinhos Energia S/A, responsável pela geração de energia da nova hidrelétrica.

De acordo com seu diretor, a obra dará prioridade à compra de materiais e à contratação de serviços terceirizados no próprio município. O deputado e o prefeito solicitaram também que as contratações de pessoal sejam concentradas em Ourinhos e região.

Os serviços terceirizados devem aquecer a economia local. Alimentação, materiais de construção e transporte deverão ser os segmentos mais requisitados pela construtora. O município terá ainda expressivo aumento da receita, pelo repasse do ICMS e da cobrança de direitos sobre a localização da usina.

O atraso no início da obra é justificado principalmente pelos trâmites burocráticos. Para o diretor da construtora, muitos obstáculos foram superados graças ao deputado Claury, que tem acompanhado o projeto desde outubro de 1999, colocando-se como interlocutor natural com o Governo.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Claury Alves da Silva - 3886-6383/6859)

alesp