LDO pode aumentar o atendimento do Iamspe


06/07/2001 15:14

Compartilhar:


Durante a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO/2000), em 29/6, foi aprovada a emenda do deputado Hamilton Pereira (PT), que aumenta o número de atendimentos ambulatoriais e hospitalares para os conveniados do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). A demanda chegou ao deputado através dos servidores da região de Sorocaba.

Atualmente, segundo informações da Superintendência do Iamspe, existe uma cota de 7.050 consultas por mês para os 30.953 usuários do serviço na região. Essa quota é distribuída entre os municípios da seguinte forma: 2.500 para Sorocaba, 900 para Itararé, 1.800 para Itapeva, 800 para Itapetininga e 1.050 para Capão Bonito.

O Centro de Atendimento Médico Ambulatorial de Sorocaba (Ceama), que atende pelo Iamspe, juntamente com entidades representativas de diversas categorias dos servidores, formou a Subcomissão Consultiva Regional de Sorocaba para discutir os problemas do serviço. Segundo a comissão, devido à pequena quantidade de quotas de consultas, os servidores têm se utilizado do serviço de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir consultas nas áreas de especialidades. A comissão denuncia ainda que na região não há atendimento em todas as especialidades, o que tem obrigado os usuários a buscar atendimento no Hospital do Servidor Público em São Paulo.

Os servidores têm descontado mensalmente em sua folha de pagamento 2% do salário, referente à assistência médica, mas segundo Hamilton Pereira, o

atendimento à saúde dos servidores não tem dado conta da demanda. "Agora que a ampliação do atendimento está colocada na LDO e o governo está obrigado a cumpri-la, depende de nós realizar ações para que esse investimento se concretize", explica o deputado.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp