Audiência pública debate falsas cooperativas e estágios


10/03/2003 18:58

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel), com apoio da Assembléia Legislativa e da União Estadual dos Estudantes (UEE), realiza nesta terça-feira, 11/3, a partir das 14h, no auditório Teotônio Vilela do Palácio 9 de Julho, audiência pública para denunciar a ação das falsas cooperativas e dos falsos estágios.

De acordo com estudos realizados pela entidade, muitos trabalhadores têm sido vítimas constantes dessas falsas cooperativas, que se prestariam apenas a intermediar mão-de-obra. Outra forma de exploração dos trabalhadores denunciada pelo sindicato é a contratação de estagiários para desenvolver a mesma função dos demais operadores, mas com salários mais baixos. Por considerar essas ações irregulares, o Sintratel decidiu levar a questão a público e debater com a sociedade civil a atuação dessas empresas.

O debate visa dar continuidade e ampliar os esforços lançados na primeira audiência, realizada em 2001. Para o presidente do Sintratel, Marcos Emílio, é de extrema importância a participação de todos os trabalhadores, cooperados ou não. "Vamos denunciar as empresas que se intitulam cooperativas no telemarketing para burlar os encargos sociais e prejudicar principalmente os trabalhadores, privando-os de todos os direitos trabalhistas e previdenciários, em caso de dispensa ou até mesmo de saúde", explica o presidente.

Além de Marcos Emílio, participam da audiência o deputado Nivaldo Santana (PCdoB); o presidente da UEE, Gustavo Petta; o delegado regional do Trabalho, Eguiberto Navarro; e a procuradora-chefe do Ministério Público, Maria José Pereira do Vale.

alesp