Novo presidente da Eletropaulo falará sobre o acordo com o BNDES


16/09/2003 20:18

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Sebastião Arcanjo

O novo presidente da Eletropaulo, Eduardo Bernini, vai ser sabatinado por deputados estaduais para explicar o endividamento e o processo de privatização da empresa, na quinta-feira, às 10h, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Além de Bernini, vai estar presente Zevi Kann, comissário geral da Comissão Serviços Públicos de Energia (CSPE).

O presidente da empresa vai explicar, dentre outras coisas, o acordo feito entre o BNDES e AES, proprietária majoritária da Eletropaulo. A AES está reestruturando a Eletropaulo e negocia com o BNDES a dívida da empresa, de US$ 1,2 bilhão.

A acusação de a AES ter enganado as autoridades brasileiras durante a privatização da Eletropaulo também será outra questão a ser abordada durante a sabatina. A reportagem do "Financial Times", publicada em maio, denunciou que a empresa americana teria feito um acordo com a Enron, que também participava do leilão de privatização da estatal brasileira. Pelo acordo, a Enron desistiria do negócio na última hora, para que a empresa fosse vendida pelo preço mínimo, sem ágio, a AES.

Os trabalhadores da Eletropaulo, sindicalistas e especialistas da área de energia também vão estar presentes na reunião. O presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa, o deputado Sebastião Arcanjo (PT), tomou a iniciativa de convocar Bernini para a audiência pública pois entende que esse é o modo mais democrático de se debater e formular soluções para a crise do setor energético.

tiaopt@al.sp.gov.br

alesp