Frente parlamentar vai apoiar implantação da Agenda 21 em São Paulo


03/10/2005 16:16

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa lança nesta terça-feira, 4/9, a Frente Parlamentar de Apoio à Agenda 21 em São Paulo. O evento acontece a partir das 18h, no Auditório Franco Montoro. A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) é uma das articuladoras do movimento, integrado por 55 parlamentares e que tem como meta viabilizar no Estado um novo padrão de desenvolvimento, baseado na sustentabilidade econômica, social e ambiental.

A Agenda 21 foi formulada durante a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco 92), realizada pela Organização das Nações Unidas, no Rio de Janeiro, no início da década de 1990. As diretrizes estabelecidas pelo documento deveriam começar a ser buscadas desde sua celebração e durante todo o século 21. Além do Brasil, outros 177 países são signatários do tratado.

Entre os objetivos da frente parlamentar está o incentivo à criação de iniciativas semelhantes nas câmaras municipais de todo o Estado. Outras metas do movimento serão definir as ações prioritárias, aglutinar propostas, encaminhar sugestões e estudos para implementação pelo Poder Executivo.

"Estamos nos impondo um desafio significativo, de grande importância para as próximas gerações. Estou certa de que criaremos os meios necessários para que São Paulo continue cumprindo sua função de locomotiva da nação, mas com critérios de desenvolvimento que preservem o meio ambiente e a vida", avalia a parlamentar.

Entre outras ações de defesa do meio ambiente, a parlamentar propôs a investigação, pelo Ministério Público, da qualidade da água que abastece a Baixada Santista e das denúncias de desmatamento na Estação Ecológica Juréia-Itatins. A deputada também busca efetivar medidas que gerem mais qualidade de vida para os moradores dos bairros-cota em Cubatão e defende a instalação de um complexo cicloviário metropolitano na Baixada Santista.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp