Empresa norte-americana participa de sabatina


23/06/2004 17:38

Compartilhar:


Da Assessoria de Imprensa do deputado Sebastião Arcanjo

A empresa geradora de energia norte-americana Duke Energy participará de uma sabatina com deputados estaduais que integram as Comissões de Serviços e Obras e de Relações do Trabalho. A empresa foi convidada a depor nas comissões após uma série de denúncias feitas pelos trabalhadores da geradora.

Além de relatos de assédio moral, funcionários da Duke Energy denunciam aumento de jornada de trabalho sem reembolso, falta de equipamentos de segurança e exposição constantes a atividades que oferecem risco de morte. Há ainda o descumprimento às leis trabalhistas brasileiras.

Participarão da audiência o presidente da empresa denunciada, Mickey Peters, o delegado da Delegacia Regional do Trabalho, Heigiberto Guiba Della Bella Navarro, o presidente do Sinergia, Wilson Marques, e ex-funcionários da empresa. A audiência acontece nesta quinta-feira, dia 24, às 14h30, no plenário Tiradentes do Palácio 9 de Julho.

Alta periculosidade

O dossiê aponta que a Duke é a única geradora de energia que coloca trabalhadores sozinhos para operar usinas de energia, fato que contraria NR-10. Dentro das denúncias feitas, consta o fato dos funcionários exercerem atividades de alta periculosidade sem equipamento de segurança e treinamento para a função. A negligência da empresa já causou vários acidentes de trabalho.

Outro fato a ser apontado é a existência de um Termo de Confidencialidade, no qual a Duke proíbe os funcionários e ex-funcionários de comentarem qualquer assunto relacionado à empresa. O descumprimento das cláusulas do termo pode levar ao pagamento de multas. O Sinergia (Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo) protocolou um dossiê com as denúncias dos trabalhadores.

O documento, que consiste em fotos, recibos de pagamentos e carta de trabalhadores, foi protocolado nos Ministérios do Meio Ambiente e no do Trabalho. Após a audiência, os deputados pretendem fazer diligência à empresa Duke Energy.

tiaopt@al.sp.gov.br

alesp