Parlamentar quer que MP federal investigue morte de estivador


24/02/2005 16:36

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está acionando o Ministério Público Federal para garantir que o órgão participe das investigações sobre o acidente que matou o estivador Virgílio Pedro Rodrigues, na última terça-feira. A fatalidade ocorreu a bordo do navio Felicitas Rickmer, atracado no cais do Saboó, na margem direita do Porto de Santos. Segundo testemunhas, o trabalhador foi atingido, de forma violenta, por um cabo de aço que se rompeu, tendo morte instantânea.

"É preciso que todas as circunstâncias sejam levantadas", afirma Prandi. "O cabo de aço que arrebentou teria pontos de ferrugem".

Rodrigues, de 66 anos de idade, mesmo estando aposentado, trabalhava para complementar a renda. Era casado e pai de três filhos. Atuava no porto há 40 anos e ocupava a função de supervisor de carga e descarga. No momento da tragédia, estaria no convés da embarcação. Teria sido atingido na altura da nuca e arremessado para longe.

"Há um histórico de acidentes com vítimas fatais no Porto de Santos que precisa ser interrompido. Estamos diante de mais um caso gravíssimo. Como pode um cabo de aço usado para levantar contêineres apresentar pontos de ferrugem, conforme se suspeita? Que outras situações de risco existem?", questiona a deputada.

A parlamentar acredita que a atuação do Ministério Público vai contribuir para reduzir falhas e evitar outras mortes. "São mais de 30 ocorrências nos últimos anos", diz a parlamentar. "O setor siderúrgico e o portuário são os que mais registraram acidentes brutais".

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp