Vereadores repudiam atitude da ZF do Brasil


13/11/2008 18:55

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/HAMILTON VisitaPiedade[1].jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma sequência de atitudes truculentas da empresa ZF do Brasil, unidade de Sorocaba, provocou o repúdio de parlamentares petistas na câmara municipal daquela cidade e na Assembléia Legislativa. A empresa demitiu, no último mês de outubro, 21 funcionários, todos com garantia de emprego prevista na legislação tendo em vista que 20 são lesionados (vítimas de doenças ocupacionais) e um é membro de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

As demissões provocaram a manifestação de trabalhadores na Câmara Municipal de Sorocaba. Izídio de Brito Correia, vereador eleito e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, usou a Tribuna Livre para denunciar o caso. Segundo ele, além de demitir 20 lesionados e um cipeiro em menos de uma semana, a empresa desrespeitou um acordo coletivo negociado com o sindicato. "O acordo foi feito para agilizar o desfecho da campanha salarial da categoria, que estava emperrada no âmbito estadual. Porém, quando o acordo estadual ficou pronto, a empresa simplesmente se negou a respeitar os termos negociados com o sindicato anteriormente", afirma o sindicalista.

A polêmica motivou ainda a apresentação de uma moção de repúdio pelo vereador Francisco França (PT). O documento, que revela que dos 2.200 trabalhadores da ZF do Brasil, 360 (16%) têm seqüelas de acidentes ou doenças ocupacionais causadas por ritmo de trabalho ou condições de trabalho inadequadas, tem o apoio do deputado Hamilton Pereira (PT).

O deputado manifestou à Presidência da Câmara Municipal de Sorocaba sua expectativa de que a moção de autoria do vereador França seja aprovada. "Essa casa legislativa municipal sempre se pautou pela prática da democracia e da justiça", observa Hamilton. "Por isso, nossa expectativa é de que a moção seja aprovada. Afinal, trata-se da defesa de interesses da nossa população, de 21 famílias sorocabanas", completa.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp