Opinião - Crise do CHS: só indignação não basta


30/06/2011 17:37

Compartilhar:


As denúncias envolvendo dirigentes, ex-dirigentes, médicos e funcionários do Conjunto Hospitalar de Sorocaba causaram profunda repulsa na sociedade. Não é para menos, pois a imagem que temos destes profissionais " e mesmo a autoimagem que as profissões têm delas mesmas " é a da dedicação permanente ao nobre ato de salvar vidas e minorar o sofrimento humano. E isto vale para a maioria destes trabalhadores e trabalhadoras.

Quando, no entanto, eles aparecem publicamente, na televisão, em atitudes deploráveis, como receber por plantões não realizados, de imediato pensamos no desalento que provocaram. De maneira demasiado humana, imaginamos pessoas próximas na situação de aguardar por um atendimento que não vai acontecer, porque os profissionais responsáveis por ele não vão aparecer " embora, em seus contracheques no final do mês (dos vários meses), os salários engordados pelas fraudes sejam rigorosamente pagos.

Temos que exigir a mais completa investigação, que chegue a todos que, de alguma forma, têm responsabilidade sobre o caso. Sorocaba não pode mais tolerar a sequência de desmandos, incompetência e inoperância na Saúde. O caos está instalado. De um lado, a Santa Casa ameaça fechar o Pronto Socorro; de outro, os desmandos e favorecimentos aos hospitais psiquiátricos. Agora, a prisão de médicos, dentistas e enfermeiros ligados ao CHS, incluindo diretores e ex-diretores da unidade, por indícios de corrupção e formação de quadrilha.

Mas a sucessão de atos vergonhosos não se restringe à área da saúde. Nos últimos anos, vimos secretário municipal preso por pedofilia, outro preso por corrupção no licenciamento de postos de combustíveis, um terceiro que deixou o cargo por favorecer a própria família, mais um que mal entrou e saiu por problemas com a Justiça em sua cidade de origem, outro que caiu por ligações comerciais com hospitais psiquiátricos. Enfim, uma sequência de escândalos nunca vista em Sorocaba.

Isso é fruto da falta de alternância no poder da cidade. O mesmo grupo comanda os destinos de Sorocaba há décadas. Uma ou outra defecção ocorreu, mas sempre, ao chegar ao poder, o grupo se rearticula e se recompõe. Tal fato deu aos donos do poder na cidade a sensação de invulnerabilidade: pensam que tudo podem, que para tudo darão um jeito, contando com o suporte do governo do Estado, que tem aproximações com o grupo. O CHS, há tempos, é um destes feudos: ninguém chegou a sua direção sem ser indicado ou ter o beneplácito desta turma.

Mas só a indignação não basta. Os sorocabanos precisam se manifestar, fazer ver aos pretensos donos da cidade que aqui vive uma população digna, trabalhadora, que não vai se dobrar nem aceitar passivamente que sua tradição histórica de povo honesto e batalhador seja jogada no lixo por uma elite irresponsável e predadora. A hora é de dizer, em alto e bom som: chega!



*Hamilton Pereira é deputado Estadual

alesp