Pelos direitos dos profissionais da segurança privada


14/12/2011 17:19

Compartilhar:


Vice-líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, o deputado Luiz Claudio Marcolino encaminhou à Câmara dos Deputados e ao Senado moção de apelo para que sejam aprovados o Projetos de Lei 6.113/2009, de autoria do senador Paulo Paim; 4.436/2008, de autoria da ex-senadora Serys Slhessarenko; e 1.033/2003, da deputada Vanessa Grazziotin, que instituirão o adicional de periculosidade aos vigilantes de todo o país.

Segundo o deputado, pela função que exerce, a categoria está exposta aos riscos da violência social diariamente. "Sejam como profissionais, sejam com cidadãos, muitas vezes os vigilantes arriscam a própria vida no cumprimento do dever de defender vidas e patrimônios alheios", disse o deputado.

Para o deputado, além dos riscos, o salário pago a esses profissionais é irrisório diante daquilo que cobra a empresa ao contratante pelo seu trabalho. "Em média, quatro ou cinco vezes menos", denuncia. Outro agravante para a categoria, segundo o deputado, são as doenças profissionais dos trabalhadores decorrentes das condições de trabalho precárias, conforme denuncia a Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV).

Na moção apresentada, o deputado lembra ao Congresso que a aprovação dos referidos projetos apenas fará justiça a uma categoria que, apesar da importante função social que exerce, ainda luta por direitos básicos.



lcmarcolino@al.sp.gov.br

alesp