Hamilton Pereira questiona construção de presídio em Itapetininga


30/03/2001 18:05

Compartilhar:


O deputado estadual Hamilton Pereira (PT), através do pedido do vereador petista, Fuad Abrão Isaac, de Itapetininga, encaminhou na última quarta-feira, 28/3, requerimento de informações ao secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, questionando a construção de duas novas unidades prisionais naquele município.

Segundo informações da Secretaria, está programada a construção de um Centro de Ressocialização, em Itapetininga, com capacidade para 210 presos, e um anexo ao lado de uma das penitenciárias já existentes, com mais 108 vagas. O município conta hoje com duas unidades penitenciárias, Jairo de Almeida Bueno, conhecida como Penitenciária I, e a Penitenciária II, cada uma com capacidade para 538 presos.

O deputado questionou qual é o número de presos em cumprimento de pena existente nas duas penitenciárias e qual o grau de periculosidade desses detentos. Hamilton perguntou ainda quais os critérios utilizados para a construção dos Centros de Ressocialização e de Progressão e se as 318 vagas a serem criadas nas novas unidades abrigarão os presos que já cumprem pena nas outras penitenciárias do município. "Se for destinado a abrigar detentos oriundos de outras unidades prisionais do Estado, quero saber o motivo do aumento do contingente carcerário numa mesma área", argumentou Hamilton.

Segundo o vereador Fuad, a comunidade de Itapetininga vem externando sua preocupação com a instalação de mais unidades penitenciárias no município, devido à crise no sistema carcerário, que tem ocasionado rebeliões nas várias unidades prisionais do Estado. "As penitenciárias parecem barris de pólvora", alertou Fuad.

Hamilton Pereira explicou que a fragilidade do sistema tem se evidenciado. "Os fatos provam que esse tipo de problema ocorre quando existe grande concentração do contingente carcerário numa mesma localidade. O maior atingido com isso é a população que vive nesses lugares e, por isso, deveria ser bem informada para que possa interferir no processo", concluiu o deputado.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp