Parlamento Jovem Paulista transformará estudantes em deputados


03/07/2007 16:48

Compartilhar:


O Parlamento Jovem Paulista, criado no ano de 1999, é uma tentativa de aproximar jovens estudantes das atividades exercidas pelos deputados estaduais. Trata-se de uma sessão especial da Assembléia Legislativa, realizada uma vez por ano, na qual os 94 deputados cedem seus lugares para estudantes " de ensino médio ou fundamental, alternadamente " de todo o Estado de São Paulo. A intenção do Parlamento Jovem é proporcionar a vivência de um dia de sessão parlamentar aos jovens, envolvendo-os em discussões de problemas sociais e estimulando-os na elaboração de propostas para melhorar a qualidade de vida da população.

Este ano, o Parlamento Jovem acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro. Alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares dos 645 municípios de São Paulo podem se candidatar. As escolas recebem, pelo correio, o Manual do candidato, com instruções. As inscrições são feitas no próprio estabelecimento de ensino. Para participar, cada aluno precisa apresentar um trabalho na forma de projeto de lei, obedecendo a todas as regras estabelecidas no manual. As escolas encaminharão os trabalhos para a Assembléia, onde serão examinados e selecionados.

Os candidatos devem escolher um entre os 12 partidos temáticos para elaborar suas propostas: agricultura, cultura, defesa do consumidor, direitos humanos, educação, emprego, esportes, habitação, juventude, natureza, saúde e segurança pública.

Seleção dos projetos

Uma comissão na Assembléia selecionará os 94 melhores trabalhos. Eles serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: respeito à forma de projeto de lei, correção gramatical, concisão e clareza, pertinência em relação ao tema do partido (critério eliminatório), originalidade e exeqüibilidade. Os nomes dos jovens deputados eleitos serão publicados no Diário Oficial.

Para mais informações os interessados podem acessar o link "Parlamento Jovem" no site da Assembléia (www.al.sp.gv.br), enviar um e-mail para pjovem@al.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3886-6017.

alesp