Emendas à LDO dão prioridade a obras e investimentos na Baixada Santista e Vale do Ribeira


13/06/2002 10:05

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Com a apresentação de 389 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) quer assegurar a realização de obras, serviços e projetos não previstos pelo governo do Estado, além de reforçar a destinação de recursos em investimentos programados. A LDO está tramitando na Assembléia Legislativa e deve ser votada até o final de junho. Do total de emendas de autoria da parlamentar, cerca de 80% atendem necessidades da Região Metropolitana da Baixada Santista e Vale do Ribeira, além de haver emendas específicas para o Litoral Norte.

A LDO antecede a elaboração do Orçamento do Estado e as emendas apresentadas por Prandi correspondem a um investimento aproximado de R$ 1,2 bilhão. Embora a LDO não defina o volume de investimentos em cada obra ou projeto, Prandi explica que já trabalha com números, antecipando as discussões do orçamento propriamente dito, que acontecerão no segundo semestre.

"Dedico total atenção à Baixada Santista porque convivemos com problemas crônicos", explica, destacando a prioridade que deve ser dada para Educação, Habitação, Saúde, Saneamento Básico, Infância e Adolescência, Terceira Idade e Transporte, incluindo o porto de Santos e o projeto do Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).

Sobre as obras e serviços reivindicados para a Região Metropolitana e Vale do Ribeira, Prandi afirma que o governo do Estado precisa quitar alguns débitos históricos. "Queremos o que é justo, correto e necessário. Este ano, o orçamento do Estado ultrapassará R$ 50 bilhões", assegura, reiterando que "não dá para aceitar que o governo continue a ignorar demandas até hoje não atendidas e que traduzem direitos da população".

alesp