Deputado parabeniza UNESP de Ilha Solteira


18/11/2004 15:28

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Sebastião Almeida

O deputado Sebastião Almeida (PT) lembrou no seu pronunciamento desta quarta-feira (17/11), no Plenário da Assembléia, a visita que fez ao município de Ilha Solteira, no dia 7/11. Por intermédio de convite do vereador João Carlos (PT), Almeida participou de uma atividade da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - UNESP de Ilha Solteira, onde professores apresentaram para autoridades, estudantes e comunidade em geral pesquisas de interesse social que repercutem diretamente na vida coletiva.

Para Almeida, a iniciativa da UNESP merece parabéns pela importância que as universidades exercem na sociedade atual. As universidades surgiram em um momento de transição econômica, política e social na história da humanidade e naquele momento cumpriram uma importante tarefa, a de organizar racionalmente o pensamento humano, tornando-o capaz de superar toda a visão supersticiosa que imperava na Europa Ocidental.

Segundo o deputado, ao realizar essa tarefa, as universidades contribuíram não apenas para fazer um debate acadêmico, mas fundamentalmente para a criação de uma Ciência capaz de propor experimentos responsáveis pela superação dos limites humanos.

Hoje, pode-se vislumbrar descobertas científicas - e delas usufruir- que não trazem apenas curas para males físicos, mas que promovem desde a facilitação de trabalhos extremamente perigosos até momentos de lazer.

Almeida destaca que toda esta contribuição à sociedade, bem como a democratização do uso das descobertas científicas, somente foram possíveis porque a universidade se engajou no processo histórico da humanidade, disponibilizando suas descobertas.

No Brasil, a universidade custou a fincar pé, e apenas no século XX alcançou um patamar de "produtora de saber pronto para ser democratizado", sendo capaz de produzir conhecimento genuinamente brasileiro e o colocando a serviço da maioria.

O deputado lembra que tal prática precisa ser retomada e, quando as instituições têm iniciativas tais quais as da UNESP de Ilha Solteira, merecem parabéns, pelo aspecto colaborador e propositivo da universidade. "Sabemos que cabe a nós, políticos e sociedade, estarmos mais atentos a estas instituições de ensino superior, pesquisa e produção de conhecimento para fazermos a parceria necessária e justa no sentido de garantir às universidades condições materiais de realizar suas atividades, cujos grandes beneficiários somos nós, a própria sociedade. Devemos incentivar que cada dia mais instituições tenham atitudes semelhantes às da UNESP", defende Sebastião Almeida.

Os trabalhos apresentados na UNESP de Ilha Solteira foram: Revegetação da bacia hidrográfica do rio Dois Córregos e revegetação do entorno do complexo hidroelétrico de Urubupungá (Profª. Drª Dalva Maria Vilareal e Profº. Dr. Marcos Eustaqui de Sá); Revegetação da ilha fluvial denominada Ilha Solteira (Profº. Dr. Hélio Ricardo Silva); Educação ambiental e desenvolvimento sustentável do Projeto Cinturão Verde (Profª. Drª Elizabete Aparecida Checon de Freitas Lima); Sócio economia (Profª. Drª Silvia Maria Almeida Lima Costa); Qualidade e monitoramento da água e avaliação dos recursos hídricos (Profª. Drª Marilia Rodrigues Pereira de Noronha e Profº. Dr. Tsunal Matsumoto); Bioóleo (Profº. Dr. Dionísio Pascoareli Junior); Parque aquícola no reservatório da usina de Ilha Solteira (Profº. Dr. Luiz de Carvalho Landeo Filho); Náutica e pólo de remo no Lago de Ilha Solteira (Profº Dr. Laurêncio Duarte Couvara); e Recuperação de áreas degradadas com vista às espécies nativas (Profº Drª Ana Maria).

salmeida@al.sp.gov.br

alesp