Notas de Plenário


23/01/2007 18:07

Compartilhar:


Busca da verdade

Referindo-se ao acidente na linha 4 do metrô, Valdomiro Lopes (PSB) elogiou a postura do governador e do prefeito, que afirmaram querer esclarecer logo as razões do acontecido e prestaram solidariedade às famílias das vítimas e aos desalojados. Convidado pela Comissão de Serviços e Obras Públicas, o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portela Pereira, virá à Casa em 8/2 prestar esclarecimentos a respeito do contrato, para "começarmos buscar a verdade e responsabilizar os culpados", disse Valdomiro, que acha que nas futuras obras o modo de contratação deve ser revisto.

Adolpho Lutz

Santos comemorou nesta semana os 60 anos do Instituto Adolpho Lutz. Fausto Figueira (PT) lembra que a instituição vive uma crise, mas vem promovendo pesquisas e serviços em diversas áreas da medicina. "É um exemplo da presença do Estado na região da Baixada Santista", disse Figueira, defendendo a reestruturação do órgão e a reforma nos sistemas de cargos e salários dos funcionários do instituto. O evento em Santos teve a presença de toda a diretoria da instituição e de diversas autoridades, como o secretário municipal da Saúde.

Guardiões das famílias

O deputado José Zico Prado (PT) lamentou o acidente na linha 4 " amarela do metrô, em Pinheiros. Ele solidarizou-se com as famílias das vítimas e com os desalojados e lembrou que esse já é o 11º acidente na construção dessa linha. Para Zico, "o tipo de contrato feito pelo Metrô deixa os próprios empreiteiros fiscalizarem a obra, e eles preferem correr o risco", disse, criticando o modelo fechado. "A Assembléia tem o compromisso de acompanhar a obra daqui para a frente", afirmou."Vamos ser os guardiões das famílias de São Paulo".

PAC

Donisete Braga (PT) elogiou o presidente Lula pelo lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) nesta semana, com a presença de 25 governadores de Estados brasileiros, além de empresários e representantes do setor produtivo brasileiro. "O plano recebeu elogios e críticas. Que as críticas sejam para melhorar." Segundo Braga, desde o primeiro mandato de Lula, foi fixada uma agenda positiva, que tem como prioridades a geração de empregos, a diminuição de impostos e o controle da inflação. "Vamos em breve comemorar o crescimento e, assim, teremos uma política de inclusão social", afirmou.

A raposa e as galinhas

"Enquanto o Lula, com forte presença do Estado, retoma o crescimento, o governo de São Paulo vai na contramão, dando o controle de uma obra do porte da linha 4 para os próprios contratados fiscalizarem", disse Mário Reali (PT), referindo-se à cratera da estação Pinheiros do metrô. Lembrando que seu partido pede a abertura de CPI para investigar o contrato desde 2005, Reali criticou o sistema "turn key" (contrato fechado), afirmando que isto é o mesmo que colocar a raposa para tomar conta do galinheiro. "A fiscalização tem que ser externa, não ficar a cargo das empreiteiras contratadas para a obra. Além disso, a conformação do terreno (várzea) indicou que o método adotado não é o mais seguro", disse Reali.

alesp