Petistas obstruem votação do projeto da CTEEP e discutem crise na Febem

Destaque da Semana (principais ações dos deputados da bancada do PT na Assembléia Legislativa, durante a semana)
06/05/2005 17:25

Compartilhar:


As ações da base governista na Assembléia, para atender o anseio do Executivo em se desfazer da CTEEP para socorrer a Cesp, foram novamente derrotadas. Os tucanos e seus aliados tentaram, durante toda a semana, inverter a ordem do dia, a fim de colocar em votação projeto do Executivo que autoriza a privatização da CTEEP. Não conseguiram graças à atuação do PT, dos demais partidos oposicionistas e trabalhadores do setor.

A questão foi debatida ainda durante audiência pública, em 3/5, com o chefe de gabinete da ministra das Minas e Energia, Denilvo Morais, o secretário estadual de Energia, Mauro Arce, e sindicalistas. O líder da bancada petista, Renato Simões, resumiu a intenção tucana: "O projeto é uma medida paliativa do governo estadual em buscar recursos destinados à Cesp, apenas para este ano, como se não fosse sua a responsabilidade pela crise na empresa."

A mesma atenção do governo, porém, não mereceu a dramática situação da Febem. O assunto ganhou espaço na Assembléia graças a uma reunião ordinária da Comissão de Direitos Humanos, presidida por Ítalo Cardoso, em 5/5. A Comissão convidou mães de internos transferidos para a penitenciária de Tupi Paulista. Também foi ouvido A., que relatou detalhes dos maus-tratos impostos aos adolescentes durante a transferência. Os depoimentos foram corroborados por representantes dos Ministérios Públicos Federal e estadual. O líder do PT, Renato Simões, e os deputados do Partido integrantes da Comissão, querem que o secretário da Justiça, Alexandre Moraes, venha ao Parlamento tratar da questão, antes de seu provável afastamento da pasta. A sugestão foi aprovada na mesma reunião.

imprensa@ptalesp.org.br

alesp