Desenvolvimento sustentável do Circuito das Águas


09/11/2007 16:39

Compartilhar:


O deputado Simão Pedro (PT) participou, em outubro, do Encontro do PT da Microrregião Circuito das Águas, que engloba os municípios de Mogi Mirim, Itapira, Socorro, Pedreira, Morungaba, Jaguariúna, Amparo, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Lindóia e Águas de Lindóia. O objetivo do encontro foi propor ações conjuntas entre os municípios, uma vez que eles apresentam dificuldades em comum, como questão viária, meio ambiente, geração de trabalho, turismo, transporte regional, desenvolvimento sustentável e capacitação de mão-de-obra.

Simão Pedro manifestou seu apoio na integração das cidades, inclusive na formação de um Consórcio Intermunicipal, para ganhar força junto às outras esferas de governo na busca de solução de problemas, como, por exemplo, o de estrutura viária. "É inegável que a região carece de projetos e o governo dos tucanos não tem investido nestes municípios, cujas principais atividades econômicas estão no turismo, na indústria de malhas e na agricultura familiar". O deputado enfatizou, ainda, a necessidade do desenvolvimento sustentável: "Acho ser estratégico e defendo a criação de uma agência de desenvolvimento local, para fomentar o turismo, a agricultura e a indústria dessa região".

Cerca de 40 militantes estiveram presentes e abordaram a importância da região, que influencia uma parte do sul de Minas Gerais e municípios da Região Metropolitana de Campinas. Entre as reivindicações dos moradores da microrregião está a construção de um ramal ferroviário para transporte de passageiros dentro do Circuito das Águas; nova rodoviária em Itapira; alternativa viária no município de Pedreira, para desafogar o fluxo de trânsito; pavimentação e recapeamento de trechos que ligam um município ao outro; ampliação da Área de Proteção Ambiental do Rio Camanducaia; saneamento ambiental, entre outras iniciativas para o desenvolvimento sustentável com participação popular.

spedro@al.sp.gov.br

alesp