Município de Pindorama unificou dois distritos

Acervo Histórico
07/03/2005 18:32

Compartilhar:


Em uma atitude incomum, os moradores do Distrito de Paz de Pindorama, então pertencente ao Município de Santa Adélia, da Comarca de Taquaritinga, e do distrito policial de Areia Branca, pertencente ao Município de Ariranha e integrante da Comarca de Jaboticabal, enviaram ao Congresso Legislativo do Estado de São Paulo uma representação na qual propunham a unificação dos distritos e sua transformação no Município de Pindorama, na Comarca de Taquaritinga. Datado de 30 de setembro de 1921, os 266 subscritores traçavam um quadro estatístico do Município. Informava-se que os dois distritos tinham "250 prédios, sendo 150 casas comerciais de primeira, segunda e terceira classes [...], 4 farmácias, 2 hotéis, 6 máquinas de beneficiar café e 4 de arroz, 5 serrarias, 4 engenhos de cana e 4 fábricas de cerveja e gasosa" e neles habitavam doze mil habitantes. Os maiores produtos agrícolas eram o café e o arroz, que eram transportados pela Estrada de Ferro Araraquara.

No entanto, somente em 1924, por parte da Comissão de Estatística, Divisão Civil e Judiciária do Senado Estadual, que apresentou, em 31 de Outubro, o Projeto de Lei nº 4, se acolheu o pedido popular. O Legislativo Paulista, após um longo processo de discussão, aprovou a Lei nº 2.125, de 31 de dezembro de 1925, que criou o Município de Pindorama, na Comarca de Taquaritinga.

Entre a documentação anexada ao Projeto de Lei nº 4, de 1924, está a fotografia de 1921 da Estação Ferroviária de Pindorama da Estrada de Ferro Araraquara, que aqui reproduzimos e na qual se vê a movimentação do local, avistando-se carros e carroças transportando passageiros e mercadorias.

Esta imagem integra um conjunto de centenas de milhares de documentos, cobrindo o período de 1819 a 1947 preservados na Divisão de Acervo Histórico, já digitalizados e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados, desde 1º de fevereiro de 2005 o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo tem novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

alesp