Zona noroeste de Santos pode ter Etec


20/10/2008 17:59

Compartilhar:


A zona noroeste de Santos está mais perto de conquistar uma escola técnica estadual (Etec), pública e gratuita. A Comissão de Educação da Assembléia Legislativa acaba de aprovar o Projeto de Lei 44/2008, da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), que autoriza o governo a instalar a unidade no local. "Comemoro com entusiasmo mais esse passo. Agora, a propositura será analisada pela Comissão de Finanças e Orçamento", destaca Prandi. Antes, o projeto já havia sido aprovado na Comissão de Constituição e Justiça. A última etapa da tramitação no Legislativo é a votação em Plenário.

"A zona Noroeste cresce a cada dia e apresenta demandas específicas que precisam ser atendidas. É urgente oferecer, principalmente aos jovens, novas oportunidades educacionais e de capacitação para o mercado de trabalho", enfatiza Prandi.

As Etecs são mantidas pelo Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, órgão da Secretaria de Desenvolvimento do Estado e oferecem cursos técnicos profissionalizantes, públicos e gratuitos, para alunos que já concluíram o Ensino Médio.

"As duas Etecs existentes em Santos " Dona Escolástica Rosa e Aristóteles Ferreira " apresentam demandas acima das vagas oferecidas e são de difícil acesso para quem mora na zona noroeste. Trabalho com firmeza para conquistar a nova unidade", afirma Prandi.

Segundo constata a parlamentar, fatores como a distância, falta de transporte direto e despesa com passagem de ônibus impedem moradores da zona noroeste de estudar nas duas Etecs já existentes. Uma das prioridades da deputada é a ampliação das escolas, vagas e cursos das escolas técnicas.

Conforme argumenta, há uma desproporção entre o número de alunos nas escolas estaduais de Ensino Médio, que são cerca de 1,5 milhão, e as vagas proporcionadas pelas Etecs, que são pouco mais de 70 mil. "A indústria brasileira e regional ressente-se da falta de técnicos e muitos não podem aproveitar as oportunidades por falta de formação específica", frisa Prandi.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp