Aprovada homenagem à professora Hélia Divino de Souza


19/08/2009 17:21

Compartilhar:


As comissões de Constituição e Justiça e de Educação aprovaram, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 338/2008, do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Carlinhos Almeida (PT), que denomina de Professora Hélia Divino de Souza a Escola Estadual Bairro Boa Esperança, de Jacareí. O projeto seguiu para o governador do Estado, que tem 15 dias úteis para transformá-lo em lei ou vetá-lo.

A sugestão para a denominação é do vereador Professor Marino, de Jacareí, a pedido da comunidade do bairro Boa Esperança, que se mobilizou para que a professora fosse homenageada. O pedido, inclusive, foi motivo de votação no Conselho da Escola.

A professora Hélia nasceu em 17/3/1953, em São José do Rio Pardo. Filha agricultores, trabalhou na roça para ajudar no sustento da família. Quando completou 5 anos de idade, sua família mudou-se para a Jacareí. Anos mais tarde, já adulta, trabalhou numa fábrica e passou a estudar no período noturno.

Cursou biologia em Mogi das Cruzes e ingressou como professora da rede estadual de ensino. Lecionou na EE Professor Dirceu Junqueira de Souza, João Victor Lamanna e professora Ricardina dos Santos de Moraes, todas em Jacareí, onde se efetivou como diretora, função que exerceu até se aposentar. Mesmo aposentada continuou lecionando em uma escola municipal de São José dos Campos. Era casada e tinha três filhos. Faleceu em 30 de março de 2000.



carlinhos@carlinhos.org

alesp