Da Tribuna


25/08/2010 18:52

Compartilhar:


"Pacote de maldades"



Segundo Olimpio Gomes (PDT), mais uma vez o governo do Estado de São Paulo abriu seu "pacote de maldades" para os policiais militares ao aumentar 250% o custo da refeição da PM. O deputado lamentou a medida e também criticou o valor do vale-refeição dos policiais, conhecido como "vale-coxinha", devido ao baixo valor de quatro reais, segundo ele, o mesmo há 12 anos. Para Gomes, a situação é indefensável e pode ser definida como "regime de escravidão dos policiais". Ele reclamou também que o pagamento do adicional de insalubridade integral devido aos inativos da PM não está sendo feito. (DV)

(Pronunciamento realizado em 24/8/2010)



Direito à saúde



"Estive em Santo André, mais especificamente na Vila Bom Pastor, e, conversando com a população, percebi que há uma grande reclamação sobre o atendimento à saúde, havendo casos de demora de seis meses para marcar uma consulta, além da falta de medicamentos e outros problemas", anunciou Vanderlei Siraque (PT). Segundo o deputado, a saúde é direito constitucional do cidadão, e um dever do Estado, mas em Santo André e em outras cidades paulistas o atendimento é precário, e faltam ações em medicina preventiva. "O ser humano não pode ser tratado como coisa, merece respeito, pois saúde é vida", finalizou. (MF)



Aniversário da Adepom



Os 17 anos de "brilhante atuação no amparo aos policiais" da Associação de Defesa dos Policiais Militares do Estado de São Paulo (Adepom) foram saudados por Edson Ferrarini (PTB). Os 11 mil policiais associados, tanto da ativa quanto da reserva, podem contar com a entidade para atendimento jurídico e médico, disse. A associação mantém também o Projeto Viva Mais Feliz, que dispõe de mais de 150 convênios, disse o deputado, que elogiou também a gestão da diretoria, que é encabeçada pelo coronel Luiz Carlos Nogueira. "Parabéns à Adepom, entidade à qual pertenço, pelo trabalho que dignifica a Polícia Militar", finalizou. (MF)



Descaso com a polícia



"Como soldado que sou, não poderia deixar de vir a esta tribuna, no Dia do Soldado (25/8), para expressar meu contentamento por ter um dia ingressado nas fileiras da Polícia Militar", declarou Olimpio Gomes (PDT). Os policiais fazem juramento de morrer em defesa da população, mas sofrem com a desconsideração do governo estadual, disse o deputado, que lembrou que a categoria recebe os mais baixos salários do Brasil. Além do mais, os policiais paulistas, por descaso do governador, não estão recebendo os R$ 555 da Bolsa Copa, ao contrário de todos os demais policiais dos 11 Estados que receberão jogos da Copa 2014, reclamou Gomes. (MF)



Ficha Limpa atuando



Carlos Neder (PT) disse que a nação comemorou a aprovação e sanção da Lei Ficha Limpa, "uma lei que coíbe a corrupção eleitoral". O deputado comentou a decisão do TRE que acatou o pedido de impugnação da candidatura a deputado federal de um ex-prefeito de São Paulo condenado por superfaturamento de compra de frango para a merenda escolar. Ele se referia a Paulo Maluf, investigado pela Câmara paulistana quando Neder foi vereador. O deputado ainda falou que os parlamentares não têm apenas a obrigação de apresentar projetos de lei, mas também de investigar suspeitas de crimes contra a administração pública. (DV)



Metrô parado



Raul Marcelo (PSOL) comentou que a Linha 4 Amarela do Metrô, responsabilidade da empresa privada CCR, no dia 24/8, ficou paralisada devido a um apagão de energia elétrica, e já havia apresentado o mesmo tipo de problemas no começo do mês. Segundo o deputado, a CCR não apresentou nenhuma solução para a falta de energia. O deputado explicou ainda que como concessionária de serviço público, a CCR tem de prestar contas do mau funcionamento da linha sob sua responsabilidade. Afirmou que a paralização da Linha 4 deve ser investigada pelo Ministério Público. (DV)



Universidades públicas



Simão Pedro (PT) comemorou a conquista de um campus da Universidade Pública Federal na zona leste e um na zona sul da capital. Ele contou que na zona leste a prefeitura irá doar terrenos de uma antiga fábrica para a instalação do campus, e que o ministro da Educação comprometeu-se a implantar um instituto técnico federal. O outro campus será no limite entre a zona sul da capital e a cidade de Embu. O deputado também lamentou que a instalação da USP Leste tenha parado, e afirmou que as universidades públicas precisam investir no processo de expansão e dialogar com a sociedade. (DV)



"Agita Saúde" em Sorocaba



Carlos Neder (PT) comentou a situação do Complexo Hospitalar de Sorocaba, que, segundo ele, "está em situação de grande abandono e desleixo", o que levou os trabalhadores locais a realizarem a manifestação "Agita Saúde". Segundo documento da categoria lido pelo deputado, os empregados da instituição não suportam o autoritarismo, a falta de respeito e a desvalorização a que são submetidos pela diretoria do complexo hospitalar. "Nesta quinta-feira, 26/8, haverá uma assembleia da categoria em Sorocaba para discutir as pressões sofridas pelos trabalhadores e as possíveis medidas a serem tomadas para enfrentar esses problemas", finalizou. (DK)



Falta de água



Marcos Martins (PT) observou que temas como queimadas, ar seco e os problemas respiratórios decorrentes da baixa umidade de ar têm sido amplamente discutidos pela imprensa. Ele comentou também que vários bairros da cidade de Osasco estão sofrendo com a falta de água. O parlamentar informou que cabe à Sabesp resolver a questão. Outros pontos destacados por Martins são as más condições dos encanamentos, "velhos e enferrujados", e boa parte produzida com amianto, mineral cancerígeno. "A prefeitura de Osasco fez sua parte, só falta o governo fazer a dele", completou. (DK)

alesp