Notas de Plenário


26/10/2006 19:45

Compartilhar:


Educação desvalorizada

Palmiro Mennucci (PPS) se disse indignado com o fato ocorrido na Escola Estadual Jardim Oratório, em Mauá, onde uma aluna, por ter perdido o título de líder da classe, foi à escola acompanhada de sua mãe para agredir a professora Milca Rodrigues Lopes, com socos, arranhões, puxões de cabelo e pontapés, dentro da sala de aula. Conforme o deputado, o caso foi registrado no 1º Distrito Policial e encaminhado à Vara da Infância e Juventude. O parlamentar salientou a necessidade de os governantes tomarem providências urgentes para resolver os problemas atinentes à educação, como a falta de pessoal de apoio (psicólogos e assistentes sociais) e também de equipamentos. Para Mennucci, o professor é um agente imprescindível no processo de educação dos jovens brasileiros e deve ser reconhecido e ter melhores salários e condições de trabalho. "Temos de valorizar os professores e priorizar a educação. Além das dificuldades que estes enfrentam para sobreviver, agora sofrem agressão! Até quando?"



Violência contra crianças e adolescentes

"A educação precisa ser prioridade de todos os governos em todos os níveis", afirmou Ana Martins (PCdoB). A deputada abordou o assunto da violência familiar contra crianças e adolescentes e enfatizou a necessidade de uma cultura de paz, que tenha início na família. Referindo-se ao pronunciamento do deputado Palmiro Mennucci, disse: "Certamente a menina que agrediu a professora já foi agredida. Os que agridem o fazem porque foram ou são agredidos." Ana Martins anunciou a realização do seminário "Contra a Violência Doméstica Familiar Contra Crianças e Adolescentes", dia 27/10, em Bebedouro, que contará com a presença de representantes de diversos municípios. Ela citou também o projeto que trata do Programa de Prevenção e Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica e parabenizou Maria Amélia Azevedo e Viviane Guerra, titulares do Laboratório da Criança (Lacri), por sua valiosa contribuição: "Elas estão realizando o 16º curso à distância, formando especialistas no assunto".

Confronto entre torcidas uniformizadas

"Apesar do esquema montado, a partida virou praça de guerra", disse Conte Lopes (PTB) referindo-se ao esquema montado entre o Ministério Público e a polícia para evitar o confronto entre as torcidas uniformizadas do Corinthians e do Palmeiras, ontem, no Morumbi. De acordo com o deputado, 2.200 homens da Polícia Militar foram utilizados na tentativa de evitar o confronto. Assim mesmo, houve feridos. "Até um jovem que havia ido com a sua namorada assistir ao jogo, e não estava envolvido com as torcidas, levou um tiro na perna." Conte Lopes disse que não adianta a atuação da polícia, "que fica enxugando gelo, se não há punição para o infrator. Você vai ao estádio com seu filho e corre o risco de perdê-lo. Hoje, não se pode mais ir a um restaurante ou ao cinema, porque corre-se o risco de ser assaltado. É preciso mais pulso", concluiu.

Acima da inflação

O reajuste da energia elétrica acima da inflação preocupa o deputado Luis Carlos Gondim (PPS). "A Empresa Brasileira de Energia aumentou as tarifas em 13,18% para residências e em 17,81% para as indústrias. A Companhia Paulista de Força e Luz aumentou em 6,96% para as residências e em 14,8% para as indústrias." O deputado Gondim disse que vai fazer um requerimento para saber o porquê desse reajuste. E acrescentou: "Infelizmente, os investimentos são poucos nessa área. O Brasil é um país rico e a energia pode ser explorada de maneiras diferentes. Se não se pensar seriamente nisso, poderemos sofrer um novo apagão no país", finalizou.

alesp