Deputada Prandi pede ajuda dos governos estadual e federal para o Hospital Santo Amaro


11/03/2003 19:25

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) solicitou, em caráter de urgência, uma audiência com o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barrados Barata, com o objetivo de discutir alternativas para a crise financeira do Hospital Santo Amaro, em Guarujá, litoral paulista. Segundo informações recebidas pela deputada o hospital - o único que atende pelo SUS na cidade - está na eminência de demitir 200 funcionários e agravar as condições de atendimento na unidade. De acordo com Prandi, a prefeitura daquele município quer estabelecer uma gestão tripartite para a unidade.

"A situação é bastante séria. É preciso haver uma união de esforços para buscar uma alternativa, que dê fôlego ao hospital, evitando as demissões e a piora na qualidade de atendimento à população", afirma a deputada Prandi, que também enviou ofício ao Ministério da Saúde, relatando a gravidade da situação e pedindo socorro ao hospital. Para a parlamentar, o possível repasse de recursos deve vir acompanhado de uma ampla e imparcial auditória para que se conheça a real situação administrativa e financeira do Santo Amaro.

"Não podemos apenas ficar lutando para apagar incêndios. É preciso que todos os hospitais que atendem pelo SUS na região tenham sua verdadeira situação trazida à tona. A partir disso, deve-se definir as estratégias para que as periódicas crises não se repitam", enfatiza Maria Lúcia.Segundo a deputada Prandi, a Baixada Santista merece uma atenção redobrada das autoridades públicas de saúde porque a região é a que tem menor número de leitos pelo SUS em todo Estado.

alesp