Audiência pública em Embu-Guaçu teve baixa participação popular


16/09/2003 18:41

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Emidio de Souza

Chuva, pouca divulgação, presença mínima de participantes e espaço reduzido de tempo para a apresentação de propostas. Assim pode ser resumida a audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 16/9, em Embu-Guaçu, para colher sugestões regionalizadas a serem incluídas no Orçamento 2004, coordenada por representantes da Secretaria de Economia e Planejamento, abrangendo a sub-região sudeste do Estado, composta pelos municípios de Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Taboão da Serra, Embu das Artes e Embu-Guaçu.

Estela Mariano, representando o 1º secretário da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Emidio de Souza (PT), disse "não ter visto em todo o caminho até Embu-Guaçu nenhuma indicação de que hoje estaria havendo um audiência pública para debater o Orçamento e o pequeno número de pessoas presentes (cerca de 100 para uma população regional de 1 milhão de habitantes) deixa claro que houve uma divulgação ineficiente para um debate tão importante".

Ainda de acordo com a assessora do deputado, "deve-se lembrar que a peça orçamentária apresentada pelo governo não é uma causa fechada, e que a participação popular pode ajudar, e muito, a Assembléia Legislativa a melhorar a distribuição de recursos para, de fato, atender as principais necessidades dos 645 municípios paulistas".

Ao mesmo tempo, lembrou que, "após a aprovação do Orçamento para 2004, é necessário fazer um acompanhamento adequado para fiscalizar se, de fato, os recursos estão sendo aplicados".

Irineu Casemiro Pereira, também assessor do 1º secretário, além de ter encaminhado uma série de reivindicações colhidas em reuniões realizadas com representantes das cidades que compõem a região sudeste, disse que "pelas muitas dificuldades demonstradas, será preciso muita vontade política do governo para minimizar o atual grau de abandono da região".

Além do prefeito de Embu-Guaçu, Walter Antônio Marques, estiveram presentes os prefeitos de São Lourenço da Serra, Lener do Nascimento Ribeiro, e de Itapecerica da Serra, Lacir Ferreira Baldusco, assim como o vice-prefeito de Embu das Artes, José Roberto Terassi.

emidio@al.sp.gov.br

alesp