Frente Parlamentar realiza Semana de Inclusão Digital para Afro-Descendentes


21/02/2005 18:44

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, em parceria com a IBM, realiza, entre os dias 21 e 25 de fevereiro, na Assembléia Legislativa de São Paulo, a Semana de Consciência para Afro-descendentes. O evento promove a inclusão digital e tecnológica de jovens e crianças negras de comunidades carentes de São Paulo e de Campinas.

De acordo com o deputado Sebastião Arcanjo (PT), coordenador da Frente, essa iniciativa é importante porque combate mais um tipo de exclusão que jovens e crianças negras sofrem diariamente. "Essa parceria entre a Assembléia e a IBM abre novas perspectivas para a juventude negra e carente e promove a inclusão de fato", afirma o parlamentar.

A iniciativa, promovida nos Estados Unidos pela IBM norte-americana, chega a sua sexta edição com a inovação de ter São Paulo como a única cidade representante da América Latina. A cidade integra a lista de cerca de 30 localidades onde o evento será realizado neste ano.

Durante a semana, serão ministradas palestras e aulas de computação e de iniciação à informática para crianças por meio do contado com o KidSmart, um computador com aparência de brinquedo, além de atividades interativas nas quais a criança utiliza ferramentas tecnológicas para criar histórias em quadrinhos e jogar, estimulando a criatividade, raciocínio e socialização.

Para Osvaldo Luís Nascimento, gerente executivo da IBM Brasil, esta iniciativa demonstra como a tecnologia pode ser mais bem utilizada no cotidiano dos que ainda não tem acesso ao universo digital. "O efetivo uso da tecnologia conduz a melhor educação, maiores opções de carreiras profissionais e mais possibilidades para os indivíduos e suas famílias", afirmou Nascimento.

As atividades serão realizadas em dois períodos: das 9 às 13h e das 14 às 18h, no plenário José Bonifácio e no Espaço de Convivência da Assembléia.

alesp