Instalação de presídio será discutida nesta sexta-feira


25/11/2009 17:01

Compartilhar:


A possibilidade de instalação de uma unidade prisional em Catanduva, o CPP - Centro de Progressão Penitenciária, será discutida durante audiência pública nesta sexta-feira, 27/11, às 9h30, na câmara municipal da cidade. Estarão presentes membros da Comissão de Segurança Pública da Assembleia de São Paulo, incluindo o presidente da comissão, deputado Jorge Caruso (PMDB), e a deputada Beth Sahão (PT). Participam ainda representantes do Movimento Alerta Catanduva, do qual fazem parte empresários de diversos setores e da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, subseção 41 " Catanduva.

A audiência colocará em discussão questões como a falta de estudo de impacto ambiental provocado pela instalação da unidade prisional e do crescimento populacional, devido à vinda de familiares dos presos. Para a deputada Beth, são alguns pontos que precisam ser questionados duramente. "Não podemos permitir essa intransigência do governo do Estado. Como a cidade irá atender, tanto na saúde quanto na educação, a essa população que irá se deslocar para cá?", pergunta.

Outra abordagem é a questão da contrapartida do Estado para municípios que recebem um CPP. Assim, o encontro servirá também para debater como estimular a geração de empregos. A vereadora Ana Paula Carnelossi falará ainda sobre a escolha aleatória da cidade. "Quais estudos foram realizados para acreditar que a área escolhida e o município seriam o melhor local para a instalação da unidade prisional e por qual motivo a população não foi consultada previamente?"

A deputada Beth considera a audiência uma oportunidade importante para Catanduva demonstrar ao governo do Estado sua insatisfação com a instalação do presídio na cidade. "Temos de nos mobilizar e lutar juntos contra a vinda do presídio."



bsahao@al.sp.gov.br

alesp