Tribuna


16/11/2011 19:03

Compartilhar:


Repúdio ao governo



Carlos Giannazi (PSOL) saudou grupos da terceira idade presentes no plenário que reivindicam o cumprimento do estatuto do idoso. Ele disse que há projeto de sua autoria, que obriga as empresas viárias intermunicipais a garantir gratuidade aos idosos, pois, segundo informou, a legislação só é respeitada no âmbito interestadual. Giannazi comentou a reportagem publicada nesta quarta-feira, 16/11, pela Folha de S.Paulo, que fala que São Paulo não está cumprindo a lei federal que rege o piso nacional do professor. "O governo paga 17% de jornada extraclasse para os professores, sendo que existem Estados, como Mato Grosso do Sul, que paga 50%", finalizou. (GN)



Corrupção no Brasil



Olimpio Gomes (PDT) falou que nesta terça-feira, 15/11, foi realizada a terceira marcha contra a corrupção na avenida Paulista e que o manifesto aconteceu em 35 grandes cidades do país. Ele leu texto de frei Beto, publicado pela Folha de S. Paulo desta terça-feira, 15/11, o qual indaga: Por que há tanta corrupção no Brasil?, e mostra o perfil de um corrupto. "A história do frei Beto, muitas vezes se confunde com a história da luta pela democracia do nosso país", disse. Para Olimpio, a indignação dele representa muito para a sociedade, em um momento que se precisa dizer um basta à corrupção. (GN)



Auxílio aos autistas



"Tramita na Casa nesta quarta-feira, 16/11, ainda como veto a ser apreciado, um projeto que cria um programa de auxílio de tempo integral aos autistas", disse Hamilton Pereira (PT). Segundo o deputado, existem alguns tipos de doenças e deficiências a que o Estado não dá auxílio, cabendo às famílias arcar com todos os custos. O autismo exige tratamento especializado, englobando educação, serviços médicos e odontológicos, e psicologia, os quais não são oferecidos pelo governo. De acordo com o parlamentar, cerca de 80% das Amas " Associação Amigos dos Autistas de São Paulo " é composta por pais e familiares que produzem eventos para mantê-las. (GN)



Garupa de moto



"A ousadia é tão grande que eles assaltam em plena luz do dia. Precisamos aplicar a tolerância zero e a blitz do desarmamento", disse Jooji Hato (PMDB). O deputado mostrou uma reportagem sobre o assassinato do vigilante Arnaldo Santos Martins, morto com um tiro na cabeça, no sábado, na região do Morumbi. Os assassinos fugiram de moto. O parlamentar defendeu a aprovação do PL 485/11, de sua autoria, que proíbe garupas nas motos nos dias de semana: "Espero o apoio de todos para a aprovação desse projeto, que salvará muitas vidas.", declarou. (DA)



Trabalhador preso



Welson Gasparini (PSDB) falou sobre violência e a situação dos presídios de São Paulo: "Enquanto não terminar com a fábrica de bandidos não adianta construir presídios", afirmou. Segundo o deputado, não há investimento em processos para recuperação dos presos, mas a cidade de Franca, que citou como exemplo, os presidiários fabricam sapatos. O parlamentar pediu que o governo construa prédios, anexos aos presídios, para instalar oficinas. O deputado falou, também, sobre evasão escolar: "Em Ribeirão Preto 700 alunos abandonaram as escolas e, por dia, dez alunos desistem de estudar nas escolas de Franca", comentou. (DA)



Amianto



Marcos Martins (PT) falou sobre a retirada de passivos ambientais gerados pela mineração de amianto nas regiões de Mogi das Cruzes e Avaré e seu encaminhamento para aterros como o de Tremembé. "São dois registros vitoriosos de retirada desse produto. A região de Avaré é de mananciais e precisa ser preservada e ter a atenção redobrada", disse. O deputado falou, também, sobre a retirada da barreira de acesso à Petrobras na rodovia Castelo Branco próximo à Osasco e Barueri. "Agora aguardamos uma reunião com a Artesp", afirmou. (DA)



Infância e Juventude



José Bittencourt (PSD) falou sobre a proposta do Tribunal da Justiça de redução do orçamento destinado à Coordenadoria da Infância e Juventude, que passou a ser de R$ 10. Para o deputado, é necessário restaurar essa, em suas palavras, incongruência. "Vamos pelo menos restabelecer aquilo que é normal para a funcionalidade e atendimento das demandas dessa coordenadoria", comentou. O parlamentar informou que o PSD possui cerca de 22 emendas destinadas à reforma da coordenadoria. "Não há como não recolher as emendas, não somente destinadas a esse recurso, mas também a outros aspectos da estrutura administrativa do tribunal de justiça". (IR)



Atendimento aos presos



Para o deputado Edinho Silva (PT), a situação do sistema prisional da cidade de Araraquara é grave: há 20 dias, presidiários com problemas de saúde são levados a hospitais do município ou a unidades básicas para tratamento. Segundo Edinho Silva, o fato de serem presos não justifica ficarem sem atendimento médico nos presídios, mas essa situação causa insegurança para os moradores de Araraquara. "O deslocamento constante de presos facilita a possibilidade de fuga e desordem da parte dos encarcerados", comentou. "Quero registrar nessa casa a minha preocupação e da cidade de Araraquara", finalizou. (IR)



Agenda metropolitana



O deputado Cauê Macris (PSDB) falou sobre a agenda metropolitana do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que se reuniu com 19 prefeitos das regiões metropolitanas de Campinas. No evento, foram tratados programas governamentais de investimentos destinados a melhorias em todos os municípios, como obras para corredores metropolitanos, monitoramento de veículos, reformulação do trevo de Americana e avanço do futuro Hospital de Sumaré, entre outros. Cauê Macris elogiou o trabalho do governo estadual. "O governador tem percorrido todo o Estado para que as regiões se desenvolvam." (IR)



Pancadão



Jooji Hato (PMDB) elogiou o trabalho da Polícia Militar do Estado de São Paulo e a secretaria de segurança do bairro de campo limpo por terem interditado sete estabelecimentos durante a chamada "operação pancadão", que visa terminar com festas que atrapalham o sono de vizinhos porque não têm horário para acabar. Jooji Hato se mostrou indignado com informações da PM, que dizem que menores de idade frequentam esses eventos. "Uma menina de apenas 11 anos estava em um local onde foram encontrados vidros de lança-perfume e bebidas alcoólicas", comentou. (IR)



Investimentos



Welson Gasparini (PSDB) falou sobre a busca que vem fazendo pelas melhoras de Ribeirão Preto, cidade que já recebeu do governo estadual R$ 6 milhões para a construção de uma Etec. O parlamentar ainda se comprometeu a falar com a banda do PT na Casa para requisitar ajuda para a instalação de uma faculdade federal na cidade de Ribeirão Preto. Gasparini aproveitou seu tempo para protestar contra o valor dos remédios: ele diz que é um crime a diferença de preços que chega a mil por cento. (FG)

alesp