Opinião - Participação é fundamental!


27/07/2011 15:37

Compartilhar:


No próximo ano haverá, em todo o Brasil, eleição para a escolha dos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, dando ao eleitor, através do processo democrático, possibilidade de escolher seus dirigentes para os próximos quatro anos seguintes. Temos, assim, o dever de participar ativamente desse processo; se queremos ter o direito da crítica, não podemos nos omitir de uma ação ativa.

Quem tem vocação pode e deve se apresentar como candidato, mesmo porque, diante da variedade e diversidade dos partidos, não haverá falta de legenda...Quanto mais nomes participarem da disputa, maiores serão as opções para o próprio eleitorado.

Infelizmente, nas últimas eleições, foram raros os partidos que conseguiram preencher suas chapas de vereadores; sobraram vagas...

Por que isso aconteceu? Há falta de vocações ou há uma acomodação por parte de cidadãos que poderiam e têm condições para participar da disputa mas não querem enfrentar os desgastes da atividade política.

Acho, mesmo, compreensível esse receio de ingressar na política de forma ativa disputando cargos eletivos, mesmo porque muitos não conseguem recursos financeiros para arcar com o custo das campanhas. Além disso, também estão na política pessoas que, por não cultivarem valores espirituais e morais, denigrem a imagem de seus adversários com injúrias e calúnias.

Esse comportamento marginal é tão comum que existem, até, certas cartilhas de orientação equivocada de como se deve fazer para ganhar uma eleição: "se o seu adversário não tiver defeitos, invente... E não se envergonhe de mentir porque, como os políticos, regra geral, estão tão desmoralizados, a mentira pega!"

Esse quadro horrível precisa e pode ser modificado. Basta que os bons assumam lideranças e disputem um eleitorado interessado em novos tempos e melhores dirigentes.

O eleitor, por outro lado, deve fazer sua parte prestando muita atenção nas campanhas e analisando os candidatos não apenas pelo que falam, mas, igualmente, pelo passado de cada um, optando pelo apoio decidido a quem reúna três qualidades fundamentais: honestidade, capacidade e idealismo!

Assim agindo, estaremos repudiando falsos líderes políticos e entregando a administração de nossa cidade a pessoas que, por seus atos e valores de vida, garantirão um futuro de paz e prosperidade para todos nós!



*Welson Gasparini (PSDB) é deputado estadual, advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp