Incra desapropriará área ocupada em Jundiapeba


07/03/2008 10:39

Compartilhar:


O chefe da Divisão de Obtenção de Terras do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) anunciou nesta quinta-feira, 6/3, o início do processo de desapropriação de uma área rural em Jundiapeba ocupada por 700 famílias.

A decisão do Incra de comprar parte dos 1.257 hectares ocupados por produtores agrícolas foi apresentada durante audiência pública na capital. Participaram do encontro os representantes da União das Associações Pró-Moradia Digna e Defesa do Meio-Ambiente de Jundiapeba, o deputado estadual Luiz Carlos Gondim Teixeira (PPS), a vereadora Inês Paz (PSOL) e o advogado dos chacareiros, Carlos Alberto Zambotto.

Por cerca de duas horas, os técnicos do Incra apresentaram o resultado do levantamento topográfico realizado nos últimos dois meses na região agrícola de Mogi.

O deputado Luiz Carlos Gondim e os defensores dos chacareiros voltam a se reunir na sede do Incra, em São Paulo, para convencer a direção da Itaquareia a realizar a desapropriação sem ter de acionar a Justiça.

Gondim, que é integrante da Frente Parlamentar em prol dos chacareiros, e Zambottto comemoraram a decisão."Foi uma vitória importante, mas a guerra continua, pois a reunião deu início a um ciclo de benefício a 700 famílias. Porém, mais tarde, deverão ser muitas outras", disse Gondim, em referência ao processo de desapropriação realizado pela administração municipal e que está emperrado por divergências de vereadores sobre um projeto do prefeito Junji Abe (PSDB) de contratar estagiários para fazer levantamento topográfico da região em Jundiapeba. O levantamento acontecerá até o próximo dia 20.

"Estamos convencidos definitivamente de que esse problema será resolvido com a colaboração de todos", concluiu Gondim.



lcgondim@al.sp.gov.br

alesp