Trabalhadores participarão da comissão de regionalização do porto de Santos

Decisão foi tomada após reunião entre dirigentes sindicais e secretário estadual dos Transportes
10/08/2001 09:40

Compartilhar:


Dois representantes dos portuários participarão da comissão mista que discutirá detalhes do processo de regionalização do porto de Santos. A informação foi prestada pelo deputado Edmur Mesquita (PSDB), após reunião nesta quinta-feira, 9/8, entre o secretário de Estado dos Transportes, Michael Zeitlin, e a direção da Intersindical Portuária, em São Paulo. Edmur agendou a reunião com o secretário a pedido dos dirigentes sindicais, feito a ele e ao presidente da Assembléia, Walter Feldman.

"O secretário teria um encontro ainda ontem com o governador Geraldo Alckmin, para manifestar sua posição favorável à principal e justa reivindicação dos trabalhadores, fundamental para o aprimoramento do processo de transição administrativa do maior porto da América Latina", disse Edmur, vice-líder do PSDB na Assembléia Legislativa.

"Como a iniciativa tem a aprovação de Alckmin, como ele pessoalmente me garantiu durante recente visita à região metropolitana da Baixada Santista, e do próprio ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, demos um passo importante para a democratização do debate, que tanto interessa ao desenvolvimento regional", afirmou o deputado. Edmur é autor do projeto de resolução que cria a frente parlamentar de assuntos portuários, cuja votação na Assembléia está prevista para este mês.

Com a inclusão dos portuários, um representando a categoria dos avulsos e outro dos trabalhadores com vínculo na Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a comissão terá 13 integrantes: quatro representantes do governo federal (dois do Ministério dos Transportes e outros dois da Codesp); quatro do governo estadual e um de cada prefeitura envolvida (Santos, Guarujá e Cubatão).

O presidente do Sindicato dos Estivadores, Vanderlei José da Silva, elogiou a alteração da estrutura da comissão. "Embora seja importante a escolha de técnicos competentes, era imprescindível a participação dos portuários, que ao longo dos últimos anos vêm acumulando perdas salariais e sofrendo com o desemprego", disse Vanderlei, opinião endossada pelo presidente do Sindicato da Administração Portuária, Everandy Cirino dos Santos.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Edmur Mesquita - 3886-6735/6764)

alesp