Presidente da Assembléia recebe reivindicações das transportadoras de carga (com foto)

Empresas transportadoras de carga do ABC pedem mais segurança nas estradas e apoio à manutenção do vale-pedágio
31/07/2001 18:15

Compartilhar:


O presidente da assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Walter Feldman, recebeu nesta terça-feira, 31/7, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do ABC, Antônio Oliveira Ferreira. Acompanhado do advogado Josué Berger de Assunção Neto, diretor-jurídico da entidade, Ferreira endossou as reivindicações apresentadas pela Federação das Transportadoras de Carga do Estado de São Paulo ao governador Geraldo Alckmin, em reunião realizada no Palácio dos Bandeirantes na quinta-feira passada, e solicitou o empenho do Legislativo como mediador nas negociações com o governo.

Entre as principais reivindicações encaminhadas pelos empresários estão a diminuição do preço dos pedágios e a manutenção do vale-pedágio para o transporte de carga, cujo valor vem sendo reduzido progressivamente pela Dersa. Feldman garantiu que está acompanhando de perto as tratativas entre governo e transportadoras. "Trata-se de uma questão eminentemente administrativa, mas vemos com atenção a possibilidade de facilitação do trabalho das transportadoras, desde que sejam respeitados os termos dos contratos assinados com as concessionárias das rodovias", afirmou o deputado.

Outra preocupação manifestada pelos representantes das empresas transportadoras se refere à segurança. "A situação da segurança nas estradas do ABC paulista está insustentável, apesar das diversas reuniões que tivemos com os comandos regionais da Polícia e com as delegacias seccionais", disse Ferreira.

De acordo com dados apresentados pelo Sindicato, no ano 2000 foram registrados 5.384 casos de roubo de carga em todo o Brasil, mas a estimativa das seguradoras é de que o número real pode chegar a 8.500, causando um prejuízo de mais de R$ 500 milhões. O presidente da Assembléia lembrou o empenho da Comissão de Transportes da Casa na análise do tema e as investigações desenvolvidas pela CPI do Narcotráfico, cujo relatório final foi entregue em junho passado.

alesp