Deputados solicitam ao MP investigação da obra da Linha 4 do Metrô


27/04/2006 18:39

Compartilhar:


Após veiculação de notícias de que novos acidentes ocorreram na construção da Linha 4 (amarela) do Metrô na quinta-feira, 20/4, quando cerca de oito casas foram interditadas em Pinheiros por causa de um afundamento de 5cm, os deputados Simão Pedro (PT) e Nivaldo Santana (PCdoB) entraram nesta quinta-feira, 26/4, com representação junto ao Ministério Público estadual.

Os deputados solicitam ao órgão apuração de danos à ordem urbanística, uma vez que a obra coloca em risco a segurança, a integridade física, a saúde e a vida dos trabalhadores, moradores e usuários das vias públicas afetadas pelas obras do metrô. Os parlamentares também vão solicitar auditoria do Tribunal de Contas do Estado sobre o contrato de construção, que está sendo tocada pelo consórcio Via Amarela.

Este foi o segundo acidente envolvendo rachaduras e afundamentos em residências na região de Pinheiros. Em dezembro de 2005, depois que uma casa afundou no centro de Pinheiros por causa de um desmoronamento na construção do túnel, o deputado Simão Pedro enviou requerimento ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, solicitando informações técnicas sobre o andamento da obra e seu contrato. Segundo o parlamentar, Fernandes respondeu às questões levantadas "de maneira lacônica", dizendo que o papel de investigar os contratos é do Tribunal de Contas.

Além disso, o presidente do Metrô esteve em fevereiro em audiência conjunta das comissões de Serviços e Obras Públicas, presidida por Simão Pedro, e de Transportes e Comunicações, e muitas dúvidas ficaram no ar. O parlamentar vistoriou as obras, acompanhado de técnicos dos sindicatos dos engenheiros e dos metroviários.

No mês passado, Simão Pedro e Nivaldo Santana (PCdoB), em representação conjunta com o Sindicato dos Metroviários, conseguiram suspender a licitação internacional que levaria à privatização da operação da mesma Linha 4.

spedro@al.sp.gov.br

alesp