Deputada é eleita presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos


08/04/2005 09:18

Compartilhar:


A deputada Ana Martins (PC do B) foi eleita nesta terça-feira, 7/4, presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembléia Legislativa de São Paulo, por votação unânime entre os membros titulares presentes.

Ela considerou sua eleição parte de uma nova realidade da Assembléia paulista, em que o diálogo com a sociedade e as cidades será o principal elemento dos trabalhos do organismo que presidirá. "A Comissão de Assuntos Metropolitanos terá a tarefa de ampliar as relações com as administrações municipais e buscar alternativas aos principais problemas sociais", afirmou deputada.

O principal projeto em debate na comissão será a proposta de reestruturação das regiões metropolitanas, a ser apresentado pelo governo estadual. Ana Martins destaca, também, a necessidade de se constituir o planejamento metropolitano com base no Estatuto das Cidades.

A Comissão de Assuntos Metropolitanos trata das proposições e assuntos relativos às áreas metropolitanas, como a organização ou reorganização de repartições da administração direta ou indireta aplicadas a esses fins. Nessas regiões se encontram as áreas mais populosas do Estado e os maiores problemas urbanos" entre estes, saneamento básico, enchentes, habitação, transporte coletivo e meio ambiente. Em São Paulo existem três regiões metropolitanas: São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

amartins@al.sp.gov.br

alesp