Audiência pública debate Febem em Santo André nesta quinta


21/11/2007 18:43

Compartilhar:


A Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa promove, nesta quinta-feira (22), audiência pública para discutir o impasse sobre a instalação de duas unidades da Fundação Casa (antiga Febem), em Santo André. A atividade foi proposta pelo deputado estadual e presidente da comissão, Vanderlei Siraque (PT). O governo do Estado quer construir duas unidades da fundação na cidade, uma na Vila Sacadura Cabral e outra na rua João Ducin, no Jardim Cristiane.

A audiência contará com as presenças da presidente da Fundação Casa, Berenice Maria Gianella, o prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), e também o prefeito de São Carlos, Newton Lima (PT). A comissão espera contar ainda com o secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Antônio Marrey, que até o momento não confirmou presença.

O deputado Vanderlei Siraque sempre foi contrário à Febem na cidade, justificando que o atual modelo da Febem está falido. O parlamentar defende um novo projeto de recuperação dos adolescentes em conflito com a lei e pretende fazer essa reivindicação na audiência. "É necessário elaborar um modelo de gestão com a participação efetiva das prefeituras, do Estado e da sociedade civil. Cada município tem que ser responsável somente pelos seus infratores e oferecer cursos profissionalizantes, oficinas artesanais e atividades educacionais que, de fato, promovam a reinserção do adolescente na sociedade", explica.

A audiência será realizada na Assembléia Legislativa (auditório Franco Montoro - 1º andar), a partir das 14h30.

São Carlos " uma parceria entre a prefeitura e o governo do Estado tem obtido muito sucesso naquele município, no que diz respeito a alternativas mais eficientes de combate ao envolvimento de jovens na violência. O NAI (Núcleo de Atendimento Integrado) possui um novo modelo para recuperação e reinserção do menor em conflito com a lei na sociedade. "Convidamos o prefeito de São Carlos para que ele esclareça um pouco mais dessa experiência exitosa. Se existe um projeto que está dando certo naquela cidade, certamente poderíamos aplicá-lo em outras localidades", observa Siraque.

alesp